-
Arquitetos: Mário Martins Atelier
- Área: 416 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Fernando Guerra | FG+SG
-
Fabricantes: Dornbracht, Banema, Hakwood, J&J Teixeira, Jdias, Laufen, MORTEX, Much more than a window, OTIIMA, OTIIMA
Descrição enviada pela equipe de projeto. Numa colina soalheira sobre a Baía de Lagos, em Portugal, a Casa Libre é voltada para si mesma, na intimidade do seu pátio, mas também aberta para sul, onde a vista se perde naquele mar imenso. Com um desenho ortogonal, a casa, de um só piso, em betão aparente, nasce assim desse pátio, para daí abrir-se para o horizonte. O peso do betão convive com a leveza de uma pala solta e da transparência das superfícies envidraçadas.
Aquela pala solta e muito fina, em betão aparente, que se estende até ao envidraçado, que abriga e sombreia umas plataformas de madeira, que pousam delicadamente sobre o espaço ajardinado, é provavelmente o elemento mais marcante, pelo seu desenho e elegância. Esta encontra o seu contraponto na piscina, muito longa, que acompanha toda a frente da casa. Um bloco monolítico, negro, e por isso neutro, que emerge do jardim, para onde a água escorre aparentemente por todos os lados. A cobertura é acessível, para usufruir do espaço verde que a reveste e a liga a um jardim, que se quer simples, natural e com poucas necessidades hídricas. A casa, ao invés de se impor, deixa-se tomar pela vegetação, que cresce e floresce, o que estimula uma vivência no exterior. A casa estende-se pelo jardim e este parece querer abraçar a casa. Perdem-se os limites da casa, para ganhar uma melhor forma de viver. Aqui, encontram-se recantos íntimos e aconchegados, outros abertos para uma envolvente de vistas deslumbrantes.
Recortam-se os volumes em betão, para criar um percurso. Um golpe de luz de poente anuncia uma poderosa porta em madeira maciça, por onde se faz a entrada, junto ao pátio, o centro da casa, marcado por uma alfarrobeira. O pátio define os acessos, liga e separa as áreas sociais da sala e cozinha, voltadas a sul, das áreas mais privadas com quatro quartos, situados na ala nascente. A norte e poente surgem a garagem, áreas técnicas o outras zonas de apoio. Através do desenho e do conceito, da escolha de materiais e proximidade das matérias-primas, ou da utilização de equipamentos, procuram-se soluções das quais resultem elevados padrões de conforto e que minimizem o gasto de recursos energéticos. E, a casa Libre é, como deve ser sempre, o resultado de uma liberdade criativa, na procura de novas e melhores soluções, sem prejuízo pelo respeito pelas pessoas e pelos lugares.