-
Arquitetos: Incidental Architecture
- Área: 630 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Clinton Weaver
Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma boa arquitetura deve beneficiar todas as pessoas, no entanto, muitas vezes, os que podem potencialmente se beneficiar mais de edifícios bem pensados são aqueles que têm menos condições de bancá-los financeiramente. Com isso em mente, além de projetos personalizados feitos sob medida (onde estamos continuamente aprimorando nossas habilidades), a Incidental Architecture continua envolvida na entrega de uma boa arquitetura para uma população mais ampla.
Nungalinya trata-se do projeto para cinco unidades habitacionais destinadas aos estudantes adultos indígenas que vêm para a Nungalinya College desde todo o território norte e extremo norte da Austrália. O projeto prevê acomodações adicionais, flexíveis e adequadas ao local, permitindo que a faculdade aceite mais estudantes de comunidades remotas a cada ano.
As unidades foram construídas consecutivamente entre os anos de 2018 a 2021. O processo em etapas permitiu que o trabalho fosse realizado à medida que os fundos monetários se tornavam disponíveis. Essa construção mais lenta abriu espaço para que os estudantes e funcionários da Nungalinya fornecessem um feedback contínuo a partir do qual evoluímos o briefing, tornando o projeto algo feito essencialmente para eles. Por exemplo, as iterações posteriores alteram a privacidade das entradas dos quartos, que foram ampliadas após consultas com a comunidade. Os condicionadores de ar também foram rearranjados para serem mais econômicos. Importante destacar que, ao favorecer uma voz indígena, desenvolvemos confiança entre nós e o cliente. O escritório considera um privilégio aproveitar a imensidão e a riqueza dos sistemas de conhecimento indígena. Uma das grandes alegrias da construção é que nenhuma pessoa pode fazer tudo sozinha. Encontramos o prazer na comunidade que se reúne para tornar cada projeto realidade. Clientes, engenheiros, arquitetos paisagistas, construtores, fabricantes e fornecedores são todos contribuintes valiosos para o produto final. Abraçamos o ditado de que uma boa ideia é uma boa ideia, não importa quem a teve.
O layout simétrico e retangular dos espaços é eficiente, econômico e claramente legível para os usuários de primeira viagem. Os volumes podem ser caracterizados por uma simplicidade prática. A área de circulação é o principal espaço de convivência de cada unidade de acomodação, orientado para receber os ventos predominantes, além de ser elevado e ventilado com ventiladores de teto. A área de circulação funciona como um espaço comunitário de conexão visual com os jardins e uma oportunidade de vigilância passiva, consideração cultural importante. O planejamento simples oferece várias opções de agrupamento e separação sem ser muito prescritivo.
Ben van Gelderen, presidente da Nungalinya, sugere que o novo trabalho transformou a perspectiva da comunidade. Muitos estudantes, que frequentemente vêm de moradias remotas, lotadas e deterioradas, se sentem honrados pela qualidade da acomodação. Através de nosso trabalho na faculdade também nós, da Incidental Architecture, nos sentimos honrados pelas conexões estabelecidas e conhecimentos compartilhados.