-
Arquitetos: Matra Architects & Rurban Planners
- Área: 1630 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Edmund Sumner, Sergio Ghetti, Ankit Jain
Descrição enviada pela equipe de projeto. Hoje, sob imensa pressão do aumento constante da população e do congestionamento do tecido urbano, a realização de um ambiente construído "regenerativo" parece ser um sonho distante. No entanto, as cidades são criadoras de tendências para ordens emergentes que incitam paradigmas significativos e podem até mesmo promover uma mudança nas futuras normas de construção. Foi o que aconteceu no passado com a obrigatoriedade de estacionamento em pilotis, introduzida em Délhi há uma década, para lotes com menos de 1.000 m², o que, sem dúvida, representou um desafio para o desenvolvimento de uma casa que antes era conectada ao "solo" e proporcionava um equilíbrio perceptível entre áreas abertas e construídas.
A arquitetura residencial concebida para empreendimentos em lotes geralmente se envolve fortemente com o projeto da "pele" do edifício, e os projetistas geralmente ignoram as possibilidades de explorar tipologias de construção inovadoras. Livre de apegos familiares e ambições de fachadas estilizadas, esta casa, juntamente com uma série de projetos residenciais recentes localizados no denso tecido urbano de Délhi, tenta reintroduzir qualidades experimentais e nuances espaciais de viver em uma "casa".
A interpretação do briefing do cliente de projetar dois apartamentos tem uma forte referência na forma de um "Mashrabiya", tradicionalmente uma parte integrante do estilo de vida árabe. As três extensões propostas para o volume linear principal do edifício são percebidas como uma interface com o ambiente externo e têm vista para a rua, o pátio e os terraços, ao mesmo tempo em que mantêm a privacidade interna dos ocupantes. Essas colossais saliências de concreto isolado de tamanhos variados garantem que, durante o dia, partes das grandes superfícies expostas do edifício fiquem sombreadas. Tradicionalmente, o "Mashrabiya" era fechado com treliças esculpidas em madeira, enquanto o "Jali" proposto, construído em metal leve, é usado para controlar a luz do dia e a ventilação, reduzir o consumo de energia e criar beleza.