-
Arquitetos: Raimundo Gutierrez Frías
- Área: 128 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Nico Saieh
-
Fabricantes: Byp Iluminación, Dap Ducasse, Kitchen Center, RCV Maderas
Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno para o qual o projeto desta casa foi encomendado está posicionado em uma segunda linha teórica em relação ao mar, então um dos pedidos do cliente foi que trabalhássemos as vistas em direção à costa. Para isso, foi proposto que toda a casa ficasse suspensa sobre o terreno natural por meio de uma estrutura de pilares e diagonais de madeira, elevando a casa a uma altura suficiente para alcançar o objetivo.
Também foi determinado que as áreas externas fossem livremente transitáveis e que a casa não se interpusesse entre essas circulações. Com isso, a casa foi posicionada ao longo e paralelamente a cerca de 4 metros da linha divisória oeste. Dessa forma, também seria gerada uma direção visual intencional de toda a área comum da casa em direção ao mar, além de conectá-la ao que seria o pátio principal de lazer, planejado na área mais plana do terreno.
Como consequência da elevação da casa, um grande espaço útil foi liberado e, assim, planejado em toda a parte inferior da área comum e parte da área privada no nível do solo, onde foi desenhado um módulo para depósito e lavanderia, além de considerar uma área de churrasqueira com banheiro a ser executada em uma segunda etapa.
Outra estratégia de projeto foi proteger-se do vento oeste e proteger a privacidade dos vizinhos dessa divisa por meio de uma fachada sul totalmente hermética, que teria apenas uma passarela para levar ao acesso principal da casa. Do outro lado, a casa foi projetada de forma totalmente permeável por meio do envidraçamento total das fachadas norte e leste, orientações vantajosas nessa área específica devido à insolação e iluminação natural, além de serem visualmente atraentes, pois proporcionariam vistas para o mar (norte) e uma floresta de eucaliptos (leste).
Como proposta geral para a distribuição dos ambientes da casa, foi decidido que o hall de entrada seria um centro que distribui e divide as áreas comuns, como cozinha, sala de jantar, sala de estar e terraço, em direção ao norte, e as áreas privadas (dois dormitórios e um banheiro) na direção sul.
Estruturalmente, e para suportar grandes vãos sem apoio, a casa foi projetada com uma estrutura principal metálica e estrutura interna de pinus, que considera módulos de 3,20 metros para otimizar a madeira, que vem com esse comprimento de fábrica.
A maior parte dos revestimentos, tanto internos quanto externos, é de pinus, mas com um contraste importante na definição das tonalidades: para o interior e terraço da casa, foram utilizadas tintas claras e para os exteriores, tintas derivadas da cor preta.