-
Arquitetos: TNT architects
- Área: 550 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Trieu Chien
-
Fabricantes: Hopo, SV light
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa V8 é um projeto de habitação unifamiliar construído em um lote de 550 m², solta das divisas e com orientação leste-oeste. O entorno do projeto é cercado por construções de alta densidade, e os edifícios existentes adjacentes a casa não possuem uma arquitetura uniforme. A residência foi projetada especificamente para uma família extensa com os seguintes desejos: os membros da família têm uma conexão próxima entre si, porém também gostam de ter privacidade. A casa deve ter um contato próximo à natureza, mas ainda segura e adequada para a vida moderna.
Definimos uma solução espacial multicamadas da arquitetura tradicional vietnamita, com uma junção da expressão da arquitetura moderna. O projeto é uma combinação de arquitetura e natureza, espaços fechados e abertos, luz e sombra. O jardim é cultivado com várias plantas de diferentes tamanhos, estrategicamente posicionadas para dar profundidade ao espaço, o que ajuda simultaneamente a estrutura a se misturar com a natureza, ofuscando a fronteira entre arquitetura, homem e natureza. A ponte de madeira divide o jardim em duas partes de forma simbólica, ajudando a criar espaços privados tanto para o quarto quanto para o espaço comum da família, e, ao mesmo tempo, configura uma conexão interessante entre o portão e o espaço principal da casa.
A varanda é o espaço melhor utilizado na arquitetura tradicional vietnamita, embora esteja desaparecendo gradualmente. Revivemos esse espaço no projeto com uma abordagem mais contemporânea. É um ponto de encontro vital entre tradição e modernidade, função e estética, elementos dinâmicos e estáticos. Ao passar pela varanda, se encontram ambientes funcionais, como a sala de estar, a cozinha e a sala de jantar. Aprofundando-se no espaço interno, encontra-se outro jardim que desempenha um papel importante na ventilação e regulação da temperatura da casa, reduzindo o impacto dos raios solares do oeste. A arquitetura do segundo pavimento é inserida em um bloco quadrado apoiado em duas faces das paredes de tijolos, com uma estrutura de piso abrangente para criar a sensação de que todo o primeiro pavimento é um jardim com um todo unificado.
O sistema de ripas de madeira é construído visando minimizar o impacto da radiação solar nos edifícios orientados leste-oeste, sendo flexível para as condições de vida em constante mudança dentro da casa. A cobertura é projetada com diversas camadas de estrutura combinadas com elementos da natureza para reduzir o impacto dos fatores climáticos e aproveitar ao máximo seu interior. Este é o lugar onde os proprietários podem plantar árvores e também meditar - um espaço pessoal para nutrir a alma.