-
Arquitetos: Saraiva e Associados
- Área: 3479 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Francisco Nogueira, emontenegro/ architectural photography
Descrição enviada pela equipe de projeto. Numa localização privilegiada, no Dafundo a escassos minutos de Lisboa, desenvolve-se este condomínio privado de 4 pisos, cuja abordagem minimalista de um volume suspenso, e a síntese de linhas geométricas e laminares requalifica o tecido urbano dialogando com as diferentes realidades arquitetónicas em seu redor.
Sempre com a premissa de garantir a privacidade dos residentes, desenvolveu-se uma linguagem leve num jogo de transparência e brilho conseguido através da escolha de materiais. Pautado pelas extensas varandas que promovem o sombreamento, o edifício possui um sistema de telas que funcionam como um véu protetor relativamente ao exterior, quer em termos de privacidade quer em termos climáticos.
A abordagem pura e funcional que se concentrou na criação de habitações de excelência, com terraços verdes e piscinas privativas foi pensada de forma a que todos os apartamentos, desde o T1 ao T4, desfrutassem de vistas desafogadas para o rio Tejo com uma orientação a sul. O condomínio possui ainda de uma zona lúdica exterior com um jardim e uma piscina exclusiva aos condóminos ao nível do piso 1, e no último piso cada apartamento T4 usufrui de um amplo terraço com piscina privativa.
Os materiais e técnicas construtivas adoptadas foram pensadas com o habitual cuidado que a S+A vem desenvolvendo ao nível da sustentabilidade. Recorrendo a uma linguagem depurada e intemporal utilizando materiais como o estuque exterior em contraposição com o vidro. As extensas zonas ajardinadas e a colocação de painéis solares garantem uma vivência mais consciente relativamente ao ambiente.
Apesar da zona estar servida por parqueamentos exteriores, optou-se por dar aos residentes conforto do estacionamento privativo ao nível do piso térreo, otimizando assim o desnível criado pelo muro de contenção do jardim adjacente que se encontra numa cota mais elevada.