-
Arquitetos: Arkana Architects
- Área: 450 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Indra Wiras
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada em Ubud, Bali, a Oberoi é uma residência privada com uma área de construção de 470 metros quadrados, que se encontra em um terreno de 1.005 metros quadrados. Duas atividades principais são acomodadas aqui: um lugar para se reunir e se divertir, bem como um lugar para morar. A área frontal serve como uma área de lazer com uma quadra de badminton e uma mesa de ping pong. Esse é um espaço mais público e suas instalações podem ser usadas pelos hóspedes. Em seguida, a segunda parte consiste em uma casa de hóspedes e a casa principal, cada uma com uma massa construtiva diferente e separadas por cercas como as casas de Bali.
A casa de hóspedes é térrea e possui apenas um quarto, sendo equipada também com uma piscina. Devido à topografia irregular do terreno, os outros volumes possuem dois andares e, por isso, são posicionados na porção inferior do terreno. Além do contorno do lote, a localização do projeto também considera a vista desde cada volume. Queríamos que as casas tivessem suas próprias funções e não se sobrepusessem ou interferissem entre elas. É por isso que as duas construções não estão no mesmo eixo. O bangalô de hóspedes está localizado no lado esquerdo do terreno, enquanto a casa principal está no lado direito. Ao mesmo tempo, essa posição também permite privacidade para o proprietário.
Para manter essa privacidade, escolhemos um telhado de duas águas. A forma assimétrica faz com que a massa da construção pareça diferente do desenho das residências em geral. A parte adjacente vizinho apresenta um telhado mais longo do que o outro lado para proteger a privacidade dos nossos clientes. Com isso, os vizinhos não conseguem ver as atividades que ocorrem dentro da casa. Entretanto, projetamos a Oberoi como uma edificação muito aberta.
Essa abertura é projetada com base no conceito de construção que propusemos aos clientes, ou seja, viver na natureza. Nosso projeto também vem com um mínimo de paredes maciças, maximizando as aberturas. Todos os quartos são projetados para permanecerem completamente abertos, exceto pelo quarto das crianças. Portanto, os clientes sentirão como se estivessem vivendo e dormindo na natureza. Além disso, esta casa também não utiliza ar condicionado dependendo completamente da ventilação natural.
Curiosamente, o conceito de "viver na natureza" também está presente no material que usamos. Escolhemos usar materiais de construção naturais, como tijolos e madeira. Utilizamos intencionalmente materiais brutos para que a impressão natural da Oberoi seja ainda mais forte.
Além da conexão marcante entre interior e exterior, esta casa também possui uma estreita ligação interna, especialmente em relação à disposição da casa principal. Esta construção é composta por dois níveis. No térreo, situamos uma cozinha aberta e um quarto. Em seguida, o quarto principal está localizado no mezanino. Os dois níveis são projetados sem divisórias para que todas as pessoas da casa possam se comunicar livremente entre si. Dessa forma, o ambiente também parece mais espaçoso. A ideia, inclusive, possibilita a circulação de ar em todos os cômodos.