-
Arquitetos: Benjamín Murúa Arquitectos
- Área: 1333 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Cristóbal Correa
-
Fabricantes: Ingelam, Versaidag
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto é uma resposta às condições ambientais encontradas durante o seu desenvolvimento.
Localizado no Deserto do Atacama, a 2.900 metros de altitude, o projeto está sujeito a condições ambientais extremas: alta radiação, ventos, tempestades de poeira ou neve, calor e frio, por isso, o volume teve de se adaptar e ser projetado com base nos impactos que esses fatores poderiam causar em sua forma.
Primeiramente, considerou-se o peso da neve e o impacto do vento na estrutura, o que poderia exigir um sistema reforçado para evitar deformações.
Em seguida, pensou-se em duas estratégias separadas por etapas. A primeira delas foi pensar na estrutura aérea com uma curvatura menor, adaptando-se melhor ao vento.
A segunda consistiu em escavar a cota principal do programa, situando a quadra em um nível subterrâneo para aproveitar a geotermia do local.
Ambas estratégias resultaram em uma forma côncava, gerando um espaço contínuo e com alto grau de conforto ao possuir um nível subterrâneo termicamente agradável e claramente diferenciado da cobertura.
Posteriormente, a curvatura da cobertura foi reduzida tornando-a mais aerodinâmica, alcançando um maior conforto térmico no nível inferior e sendo necessário escavar ainda mais o espaço utilitário.