-
Arquitetos: Juti architects
- Área: 51 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Peerapat Wimolrungkarat
-
Fabricantes: Arco, Art of Tea, Lamptitude
Descrição enviada pela equipe de projeto. Ksana é uma marca de chá-verde matcha importada da cidade de Uji, na província de Kyoto. A palavra "Ksana" vem do sânscrito, significando um pequeno período de tempo ou equilíbrio. É a raiz da palavra "ขณะ" (ka-na) ou "momento" em tailandês, e a raiz da palavra japonesa "刹那" (setsuna) que significa tempo.
Após provar o Matcha de alta qualidade da marca, decidimos criar uma história que capturasse o momento, um momento que parece ter escapado do caos para poder experimentar o sabor e o aroma único do Matcha. Esse tipo de experiência nos fará sentir relaxados e alcançar a verdadeira paz e equilíbrio. Desta forma, começamos com o design do logotipo e a embalagem da marca. Em conexão com as duas dimensões: tempo e lugar, escolhemos um "SUNDIAL", um objeto que pode representar tanto o tempo quanto o lugar, incluindo a sombra, um efeito que muda com o tempo, como conceito de design para o logotipo.
Quanto à embalagem, utilizamos imagens da natureza que não só transmitem o sabor do chá como também refletem as dimensões do local onde o sabor da bebida pode afastar o usuário do caos. Em relação ao projeto de interiores, a imagem da marca não aparece em cor ou forma, nem em qualquer material, o objetivo é criar a memória com um sentido mais profundo. A atmosfera surreal-minimalista beneficia a fuga do estado caótico de diferentes maneiras que dependem do contexto do local de construção.
Quanto à loja principal, a primeira filial está localizada sob as escadas de uma área pública que fica ao lado de uma praça, antes de entrar no OCC, um grande edifício de escritórios no coração de Bangkok. Em frente ao OCC, há um grande espelho d'água que reflete os altos edifícios ao redor, como uma montanha de concreto envolvendo a área. Portanto, projetamos a casa de chá para ser um lugar onde você escapa da cidade para tomar um chá em um desfiladeiro ou caverna.
No interior da casa de chá, sob as escadas, há uma ligeira inclinação no terreno, assim, aproveitamos essa vantagem para configurar um ambiente de caverna, para aqueles que desejam mais privacidade. Para acessar a casa de chá, devemos passar por uma porta de vidro dupla. A primeira seção é uma área de coleta e entrega para reduzir o ruído e o caos, e a segunda parte é a área para desfrutar o produto no local. As paredes tipo caverna são feitas de fibra de vidro, moldadas com espuma CNC, depois moldadas, raspadas e decoradas pelas mãos de escultures da Arte do Chá. Ao lado de mesas e balcões na cor carvalho, que destacam as xícaras de chá e pratos de sobremesa de pedra preta, alto-falantes decorados com flores artificiais do florista japonês Ganon também foram adicionados.