Descrição enviada pela equipe de projeto. O Clay Saigon é um restaurante mediterrâneo no Distrito 2, o bairro de expatriados da cidade de Ho Chi Minh, Vietnã, situado no final de um beco, uma joia escondida que está esperando para ser descoberta por aqueles que a procuram. Com cores vibrantes, materiais de origem local, paisagem exuberante e uma vista deslumbrante do rio Saigon, o Clay Saigon convida os comensais a entrar em um mundo cuidadosamente criado para desfrutar, compartilhar e comemorar.
O conceito por trás do projeto é o que gostamos de chamar de "Spicy Mediterranean" ("Mediterrâneo Apimentado"). Queríamos combinar o design mediterrâneo moderno com artesanato local e materiais naturais para criar um estilo único que incorporasse a culinária criada pelo chef, que é uma fusão mediterrânea e vietnamita.
Estuque, madeira e a configuração do espaço trazem o clima mediterrâneo para a construção, enquanto os vermelhos saturados, artesanatos de bambu e paisagem exuberante trazem o toque vietnamita. A entrada é íntima e guardada pelo paisagismo para fechar a vista e guiar o caminho para uma experiência de chegada deslumbrante. Cozinha aberta com algumas mesas cercadas por vegetação para apreciar o show do chef.
O principal espaço de refeições tem vista para o rio, e se organiza de forma escalonada para que todos possam desfrutar da vista. O longo balcão central com uma prateleira embutida no topo e a adega de vinhos em exposição compõem o espaço principal. A escada, com suas formas esculturais, encaminha a um terraço aberto com uma vista deslumbrante, inclusive a do pôr do sol sobre o rio Saigon. O terraço não possui guarda-corpo, pois um banco baixo cerca toda a área do piso, para proteção e beleza, há um buffer paisagístico de 1,5m ao redor do terraço. A volumetria arquitetônica emula as formas cúbicas das casas mediterrâneas encontradas na Grécia, Itália e Espanha, criando uma sensação de presença.