-
Arquitetos: Studio Fabrício Rodrigues
- Área: 970 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Favaro Jr.
-
Fabricantes: Dialc Esquadrias, Jorge Zalszupin, Líder Interiores, Marcenaria Arte da Forma, Portobello, Tessaro, Winafer
Descrição enviada pela equipe de projeto. Idealizada por dois irmãos, a Casa São Vicente foi construída para atender um sonho de continuar uma tradição da família, que se reunia sempre no apartamento dos avós, em São Vicente, litoral.
Situada em Itu, interior de São Paulo, a casa foi projetada para reunir todos os familiares, de todas as idades, em finais de semana e datas festivas. Foram projetadas oito suítes, duas masters para atender os irmãos, uma feita especialmente para reunir as crianças e duas delas no térreo para atender os familiares mais velhos.
A casa foi feita para todas as idades e hábitos diferentes, por isso são ambientes distintos que atendem dos mais festivos aos mais reclusos, espaços para reunir e espaços para contemplar a natureza e a vista. Na piscina, há escadas com segurança e prainha para as crianças, além de uma raia semiolímpica para um dos irmãos, triatleta.
O projeto foi iniciado voltando toda a casa para a paisagem. Como sua fachada ficou de frente para a rua, foi construída no alto, com muito paisagismo para garantir a privacidade da casa e da piscina de borda infinita.
Projetada em L, a casa foi construída em volta de uma jabuticabeira, com pé direito duplo, aberturas maiores e espaços arejados, garantindo que os moradores sintam a natureza bem de perto. As portas pivotantes de quase 7m de altura no living e os pergolados acompanhando a casa trazem um jogo aconchegante de luz e sombra, um dos destaques desse projeto.
Pilares, vigas, pergolados e beirais, em estrutura metálica, trouxeram agilidade para o tempo de obra e o design desejado para a arquitetura. Paredes revestidas com plaquetas de concreto ripado aparente, contando com a composição de piso Portobello que segue a mesma textura.
Um circuito fluido foi pensado para que os moradores tivessem possibilidades diversas de circular nos ambientes internos e externos. Os carros, quando chegam, vão até uma garagem ao fundo da casa. A entrada principal, na lateral, convida para um olhar completo, de um lado a outro, com uma imensa sensação de amplitude. Uma passarela une as suítes masters aos outros ambientes, mas também tem acesso às áreas externas por escadas em uma grande varanda.
Espaços de living e jantar integrados com lounge e área gourmet são as áreas comuns e, para completar o lazer em companhia da família, um fogo de chão atrás da casa, alinhado com o pé-direito para proteger dos ventos fortes.
Com pergolado e portas pivotantes, as suítes masters compõem a fachada, trazendo o efeito luz e sombra tão desejado e garantindo a privacidade necessária.
Uma casa feita para receber e reunir, com conforto e personalidade.