-
Arquitetos: James Corner Field Operations, Skidmore, Owings & Merrill
- Ano: 2023
Descrição enviada pela equipe de projeto. O High Line - Conexão Moynihan, liderado pelo Empire State Development, Brookfield Properties e Friends of the High Line, faz parte de uma ideia de longa data para criar um acesso pedonal mais seguro e agradável, conectar as pessoas ao transporte público e vincular de forma contínua espaços públicos abertos e outros ativos comunitários no bairro. Como o capítulo mais recente na evolução de Midtown West em Nova York, incluindo o empreendimento da Penn Station, a reutilização adaptativa do Farley Building para o Moynihan Train Hall com escritórios e a criação do Manhattan West e Hudson Yards, o bairro emergiu como um novo destino de uso misto conectado por uma série de espaços cívicos que agora estarão ligados ao High Line - um dos espaços públicos mais importantes de Nova York.
Projetado por Skidmore, Owings & Merrill e James Corner Field Operations, o Moynihan é composto por duas pontes que passam acima da Dyer Avenue e West 30th Street. Ele forma o último elo de uma série de caminhos para pedestres da Penn Station até Hudson Yards e do High Line até West Village. O Moynihan totalmente acessível e contínuo assume a forma de um parque linear elevado de 180 metros que cria uma jornada urbana dos espaços contemporâneos de Midtown West aos jardins exuberantes e estrutura histórica do High Line.
Ao sair do Moynihan Train Hall, visitantes e passageiros atravessam a Ninth Avenue e entram na Manhattan West da Brookfield Properties e em sua praça pública de 1 hectare, que leva à Timber Bridge, uma estrutura treliçada a qual percorre toda a extensão da Dyer Avenue. Em seguida, eles giram 90 graus para entrar na Woodland Bridge arborizada ao longo da 30th Street, que leva diretamente ao High Line Spur.
A Timber Bridge de 80 metros de comprimento, uma treliça de madeira laminada feita de material proveniente de fontes sustentáveis, oferece um espaço convidativo protegido do tráfego que emerge do Lincoln Tunnel. Essa solução estrutural requer conexões mínimas com o solo, permitindo que as ruas existentes permaneçam intactas e maximizem o uso de materiais renováveis. A Woodland Bridge, um caminho diagonal de 100 metros de comprimento repleto de árvores, introduz a paisagem imersiva do High Line. Leitos de solo profundos e contínuos construídos na estrutura sustentam grandes árvores características de uma floresta decídua oriental, que crescerão em uma paisagem exuberante para pássaros e polinizadores nativos, fornecerão sombra e protegerão os pedestres do tráfego abaixo. Esse espaço é sustentado por pilares arquitetonicamente expostos e braços de suporte angulados que variam dinamicamente para refletir as diferentes profundidades do solo ao longo do caminho diagonal.
As duas pontes têm sua própria expressão arquitetônica, estrutural e experiência humana que respondem ao local e contexto e são esteticamente unidas por uma paleta de materiais quentes como os corrimãos de bronze, que guiam os pedestres entre as estruturas. A vegetação na Woodland Bridge é modificada ao longo do percurso para criar uma experiência variada à medida que os visitantes se movem de leste para oeste e vice e versa. A paisagem dinâmica permite que os pedestres vejam a estrutura de madeira surgir sobre o caminho diagonal e cria uma ligação visual com as árvores de Magnolia Court em Manhattan West Plaza. Essa solução estabelece um senso distintivo de lugar e guia os pedestres para seus destinos em ambos os lados do Moynihan.
O Moynihan é o quarto grande projeto da SOM na evolução do bairro. Entre o projeto do Moynihan Train Hall, a restauração do prédio Farley, sua transformação em espaço de escritório tecnológico e o arranha-céu de uso misto de 300 metros de altura 35 Hudson Yards, e tanto o projeto quanto o plano geral para o Manhattan West de 650 mil metros quadrados de uso misto, a SOM desempenhou um papel essencial em reimaginar uma antiga área industrial em um destino vibrante.
Da mesma forma, o parceiro de projeto James Corner Field Operations continua seu legado de projetos transformadores de espaço público na região, incluindo o projeto do High Line, os espaços públicos em Manhattan West e a Gansevoort Peninsula do Hudson River Park. A colaboração criativa entre SOM e Field Operations, sob a liderança do Empire State Development, Brookfield Properties e Friends of the High Line, levou ao caráter marcante e único do Moynihan.