-
Arquitetos: Estúdio 41
- Área: 1020 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Joana França, Eron Costin
-
Fabricantes: Danpal, Saviski, Serralheria Independência, Tecnogran
Descrição enviada pela equipe de projeto. Um espaço de luminosidade, uma atmosfera de luz tênue, cujo objetivo é promover o bem estar. Um lugar onde a luz é protagonista não só durante o dia, mas como uma luminária urbana, no período noturno. Uma galeria pensada para acolher, celebrar encontros e realizar desejos das pessoas que buscam espaços qualificados para morar.
Nessa loja para a Incorporadora Laguna, coloca-se uma questão desde o início: num lote estreito, com laterais muradas, e rua com alto tráfego de veículos, quais seriam as visuais desejáveis?
Para responder essa pergunta o projeto sugere duas aproximações possíveis: a escavação de um jardim no perímetro do subsolo, construindo um novo lugar, e a escolha de um material translúcido que revela luminosidades, mas não as visuais a partir do interior da edificação.
A implantação segue a geometria do lote, aos fundos, numa região alargada, fica o estacionamento. A porção frontal, junto à rua, é reservada para a vitrine da loja.
O programa se desenvolve então em três pavimentos, sendo que o térreo concentra o café/bar e recepção de visitantes, o subsolo conta com as áreas de maquetes, reuniões e trabalho dos corretores e o pavimento superior é reservado aos apartamentos decorados.
As fachadas são construídas num sistema de dupla envoltória. Externamente, temos um volume cuja materialidade se constitui de um policarbonato alveolar de coloração branca. Já a superfície interna dessa parede dupla é resolvida com um sistema em alumínio e vidro acidado.
A montagem do edifício é realizada a partir da construção de uma estrutura pré-fabricada em concreto. A estrutura se organiza, dá suporte aos espaços das pessoas, sem assumir o protagonismo. É simples e modulada, permitindo apoiar a envoltória translúcida e explorar o potencial da luz natural.
A intenção é que o espaço comercial comunique uma luminosidade tênue, incomum, proporcionando uma atmosfera de espaços tranquilos, reflexivos, propícios à tomada de decisões pelos futuros proprietários de imóveis.