-
Arquitetos: OODA
- Área: 9350 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Fernando Guerra | FG+SG, Guilherme Oliveira
Descrição enviada pela equipe de projeto. Destinada a alojamento para estudantes, a Torre Hoso localiza-se no maior campus universitário da cidade do Porto. Integrando-se entre volumes ortogonais isolados de grande escala perante as estruturas viárias que atravessam a cidade, vem colmatar um vazio urbano criado pelas diversas descontinuidades associadas à inserção da Via de Cintura Interna no Porto.
A volumetria cilíndrica permite uma organização e flexibilidade espacial otimizadas, reduzindo as áreas de circulação e resolvendo a versatilidade tipológica de forma simples. Os módulos concentram as infraestruturas no centro, contíguas aos acessos comuns, e libertam para o exterior os espaços habitáveis livres de quaisquer constrangimentos.
Com uma estrutura em betão pré-fabricada, todas as peças são produzidas em fábrica e reunidas e instaladas in situ reduzindo o custo e o tempo de construção em 30%. A instalação de cada piso demorou aproximadamente uma semana.
Ao usar métodos e sistemas de construção pré-fabricados, minimizam-se os resultados imprevistos, o que aumenta a qualidade e precisão da construção. As peças podem ser facilmente agrupadas, o que permite reduzir o transporte e, por conseguinte, minimizar os desperdícios e a pegada de carbono. A fachada proposta protege as unidades habitacionais, não só do ponto de vista solar como também acústico, funcionando como uma barreira que fragmenta o ruído sonoro proveniente das vias com maior tráfego automóvel, assim como um filtro que controla a privacidade de cada unidade habitacional.
As varandas em todo o seu perímetro permitem que o edifício adquira uma plasticidade onde se explora a componente permeável dos elementos verticais e horizontais. O seu desenvolvimento destina os pisos superior e inferior a usos coletivos que procuram a paisagem a 360 graus.