-
Arquitetos: Estúdio Almar
- Área: 140 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Carolina Lacaz
-
Fabricantes: Alumi, Comercial Goldoni, Frigelar, In Brasil , Marcenaria São José, Nazatto Móveis, Ramos e Campos Mármores, Rentech Iluminação, Visual Produções
Descrição enviada pela equipe de projeto. O pedido inicial foi uma loja conceito, diferente, que se destacasse sob a cobertura existente da área de exposição do Haras Raphaela, um dos principais espaços do país para provas equestres. Construir a loja acima do nível do espaço de exposições foi o partido inicial para garantir o destaque e visibilidade em dias de evento, quando a grande cobertura recebe diversos stands temporários. Foi priorizado o ângulo de visão do pedestre para garantir que a loja fosse vista mesmo nos eventos mais cheios. Elevada, a loja se destaca no espaço parecendo flutuar. O conceito foi trazer leveza também na forma em si, uma cobertura única livre apoiada nas empenas laterais funcionando como uma moldura para a vista ao fundo da loja.
A loja fica suspensa acima de uma base oval que foi utilizada para o estoque, a estrutura metálica engastada nesse volume do estoque distribuída de forma radial permitiu um grande balanço e o volume da loja acima flutuante, além de garantir um tempo curto de execução de obra, ponto importante para o cliente. O espaço da loja em si acontece na parte superior, um grande salão aberto com volumes laterais soltos que abrigam os provadores e uma parte mais acessível de estoque. O caixa centralizado em formato que remete à uma ferradura é o ponto de destaque do projeto de interiores, revestido artesanalmente com retalhos de jeans da produção das peças da marca, trazendo um pouco da personalidade da Cutter que desenvolve seus bordados de forma manual e exclusiva. Varandas no perímetro da loja permitem uma visão privilegiada da pista de competições em dias de prova e são espaços que servem como extensão com as esquadrias que se abrem completamente, integrando o ambiente externo e interno da loja.
Pensando no tempo de execução, foram priorizados materiais pré-fabricados e de rápida instalação, como revestimento das empenas laterais e estoque em telha metálica, piso autoportante instalado sobre a estrutura metálica sem necessidade de laje ou contrapiso, fachada revestida em chapas de ACM garantindo também a baixa manutenção e limpeza, pontos essenciais no terreno aberto e com muita poeira.