-
Arquitetos: Luiz Paulo Andrade Arquitetos
- Área: 80 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Fran Parente
-
Fabricantes: Colormix, Construflama, Contexto , Kohler, Lab 88, Neogram, Powerlume, UD House, victorello
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Cozinha da Grama faz parte de um conjunto de ações construtivas que visa ampliar, adaptar, atualizar e recuperar áreas e edificações de uma fazenda centenária no Vale da Grama. Um tradicional reduto do café no interior de São Paulo, divisa com o estado de Minas Gerais. Após uma série de intervenções em antigas edificações, que totalizaram onze suítes para hospedar familiares e amigos, decidiu-se construir uma nova edificação para abrigar todas as áreas de serviços necessárias ao funcionamento da Sede da Fazenda.
Além disso, fazia parte do programa a necessidade de uma cozinha ampla e que trouxesse grandes emoções. A proposta é criar um ambiente especial que pudesse receber, com o mesmo conforto, todos que passassem pela fazenda, sejam familiares, amigos ou funcionários. Um espaço para prestigiar a tradição da típica culinária do interior paulista, com o objetivo de possuir equipamentos modernos, sem perder o espírito rural.
Nosso desafio foi criar uma edificação que se mimetizasse com as construções existentes, dando continuidade a um conjunto arquitetônico coerente. Criamos um grande espaço com características do restante existente. O volume é coberto por um telhado de duas águas, onde foi aproveitado telhas antigas reutilizadas da fazenda. Este espaço abriga uma bancada imponente. Em torno dela, as atividades se desenvolvem. Uma conversa acontece, conforme as pessoas se encontram. Funcionários, familiares e hóspedes desfrutaram da bela paisagem do Vale da Grama, através de aberturas muito amplas.
De um lado da bancada, uma mesa redonda foi colocada para refeições mais íntimas, com vista para um jardim centenário de jabuticabeiras. Do outro lado, foi instalado um fogão a lenha tradicional, servido também como aquecedor para as frias noites de inverno. Revestimentos foram cuidadosamente escolhidos, para trazer todos os benefícios da tecnologia e modernidade, sem comprometer o aspecto de rusticidade do conjunto da Fazenda.
O mobiliário especialmente desenhado e objetos decorativos, nos trazem a verdadeira sensação de perenidade. Aquilo que sempre esteve lá. A madeira e a pintura azul criam a ligação com os demais espaços da fazenda. O forro de madeira traz uma atmosfera sutil e moderna ao ambiente, com amplas portas de vidro criam uma iluminação natural acolhedora e uma sensação de integração com o ambiente externo que tanto procuramos em nossos projetos.