O desafio enfrentado pelo Parque Waterline é sua natureza pouco atraente: um longo e estreito vazio cercado por blocos residenciais. Apesar de sua falta de apelo visual, ainda é um precioso espaço público disponível para os moradores. O paisagismo busca transformar esse espaço pouco convidativo em uma área pública envolvente para uso e encontros da comunidade. A abordagem de projeto concentra-se em ativar o local introduzindo água, criando uma infinidade de características aquáticas que transformam este local em um espaço público agradável para os moradores se envolverem em atividades comunitárias. O objetivo é conferir uma nova vitalidade à área, fortalecer a coesão social e criar um espaço comunitário inclusivo que promova um senso de pertencimento para todos os moradores.
Desafio de projeto. O projeto enfrentou uma tarefa difícil: transformar uma faixa de terra esquecida e negligenciada em um espaço que pudesse trazer alegria à comunidade. Embora localizado entre prédios residenciais, o local não é um espaço verde convencionalmente planejado reservado para áreas residenciais, mas se assemelha a um pedaço abandonado de terra. Trata-se de um lote longo de 1,5 km, com uma largura mínima de apenas 40 m e uma diferença de altura de 5-7 m em relação às ruas circundantes. Sua largura estreita, encostas íngremes e terreno acidentado faziam com que parecesse quase impossível utilizá-lo. No entanto, além dos prédios, toda a área residencial contém um grande corpo d'água, e o espaço verde no solo permanece altamente valioso como espaço público para os moradores.
Paisagem aquática diversificada. O destaque do projeto é o amplo uso da água. Ao introduzir água no local, a paisagem conecta os quatro lotes de terra anteriormente fragmentados através de uma série de características aquáticas que conversam entre si. Todos os caminhos, praças e espaços se desdobram ao longo deste sistema, formando um parque linear que tem a água como protagonista. Inspirado em rios, vales, cachoeiras, canais, margens e ilhas, a paisagem é expressa com uma linguagem de design abstrata para alcançar o uso múltiplo da água. As diferentes formas aquáticas digerem habilmente a diferença de altura e se conectam suavemente com as áreas circundantes. As diversas características e instalações oferecem paisagens diferentes e dezenas de recursos participativos, resultando em um espaço rico e interativo.
Espaço para atividades. Ao longo do principal sistema de água dentro do parque são criados vários pontos de parada para oferecer mais do que apenas água, mas também oportunidades para as pessoas descansarem e aproveitarem o espaço. Nas diferentes topografias, o ambiente é transformado para criar um local em constante mudança, adicionando camadas de interesse e surpresa. Esses pontos de parada, cada um com suas características únicas, fornecem espaços para que as pessoas possam sentar, relaxar e apreciar a paisagem ao redor, permitindo que elas se conectem com a natureza e a comunidade. Dessa forma, o local é transformado em um espaço público vibrante e dinâmico, incentivando interações sociais e promovendo um senso de pertencimento entre os moradores.
Benefícios ecológicos. A consideração ecológica é amplamente integrada ao parque, criando um cânion urbano verde. Com a vantagem dos recursos hídricos do Lago Lu, o nível da água pode ser ajustado de acordo com as mudanças sazonais. O design do canal de água cria diferentes profundidades e velocidades de fluxo, e a interação dos elementos aquáticos pode ser controlada em vários momentos e espaços. Embora o parque Waterline sirva como local para atividades dos moradores, também pode funcionar como um jardim de chuva durante a temporada de enchentes ajudando a dragar o lago.
Continua... O foco do parque nas paisagens baseadas em água criou um oásis urbano único que proporciona aos moradores uma fuga da agitação da cidade. Um número crescente de pessoas escolhe viver na comunidade circundante após a conclusão do parque Waterline. Os planos para a conclusão das etapas 3 e 4 já estão em andamento, com a construção prevista para ocorrer nos próximos três anos. No geral, o Parque Waterline é um exemplo brilhante de como um planejamento urbano cuidadoso e um design inovador podem criar não apenas um espaço funcional, mas também um hub comunitário bonito e acolhedor.