‘O Pavilhão Natural’ é uma representação do conceito de habitação 'NaturligRækkerne' do estúdio de arquitetura ReVærk, realizado como parte do projeto '4to1 planet', financiado pelas fundações Realdania e Villum Fonden. A construção faz parte dos pavilhões dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável iniciados pela Associação Dinamarquesa de Arquitetos e pelo Congresso Mundial de Arquitetos da UIA 2023, em colaboração com o Município de Copenhagen e a City & Harbour.
O conceito de casa geminada 'NaturligRækkerne' por trás do pavilhão é a visão do ReVærk sobre a habitação ecológica e de interiores do futuro. O projeto é baseado na tipologia da casa geminada, visando uma forma amplamente difundida de moradia, ao mesmo tempo, em que aproveita ao máximo a escala da tipologia para trabalhar com sustentabilidade radical e materiais naturais.
Ao se concentrar na redução das emissões totais de carbono associadas ao desenvolvimento, as casas geminadas ‘NaturligRækkerne’ são compostas por alguns elementos básicos: paredes de separação em taipa, estrutura de suporte de carga em madeira e cassetes de isolamento biogênico externo. Uma paleta de materiais simples que se destaca tecnicamente, ao mesmo tempo, agrega valor estético à arquitetura geral.
Com 'Um Pavilhão Natural' como representação, o objetivo dos arquitetos era mostrar que materiais básicos, como taipa de pilão, isolamento de fibra de madeira e madeira circular – que para muitas pessoas estão longe da ideia de uma casa moderna – podem parecer refinados e de alto valor sensorial. Revitalizar práticas construtivas históricas – materiais e técnicas – pode ser a chave para a arquitetura sustentável do futuro.
Essa percepção é importante, pois são os materiais e soluções que possuem um potencial decisivo na transição sustentável, mas ainda faltam exemplos arquitetônicos qualificados no contexto dinamarquês. Em sua execução, placas de fibra de madeira são usadas para cassetes de isolamento, solo local para compactação e madeira não classificada da Dinesen para pisos, paredes, vigas e caibros.