-
Arquitetos: Atelier Kalm
- Área: 8000 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Angela Sorbaioli
-
Fabricantes: AutoCAD, Duravit, Lumion, Nowodvorski, SketchUp, Technal
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado às margens da lagoa de Somone, na região de Thies, Senegal, este projeto é um refúgio de paz e beleza natural totalmente preservado desde 1987. A ideia inicial era permanecer em osmose com a natureza construindo em meio às árvores Prosopis existentes. Posteriormente, cerca de cem árvores de diferentes variedades foram adicionadas ao local. O objetivo era criar uma nova reserva de biodiversidade vegetal. A arquitetura bioclimática do projeto consiste em um complexo de 8 casas, cada uma construída em um terreno de aproximadamente 1000 m2.
Cada casa é composta por quatro quartos/banheiros, uma cozinha tradicional, uma cozinha familiar, uma sala de estar central com um banheiro de hóspedes, áreas de armazenamento, áreas técnicas, uma piscina e grandes terraços. O projeto é composto por vários pequenos volumes repetidos como as cabanas em uma aldeia tradicional modernizada. Esse tipo de habitação dividida também é característico das segundas residências senegalesas, onde as pessoas vivem em unidades familiares dispersas. O projeto Aerys é, portanto, caracterizado por esse profundo vínculo entre o interior e o exterior, com cada espaço fortemente conectado à natureza.
O uso de pergolados e o posicionamento criterioso das árvores garantem o controle da luz solar. Além disso, as muitas aberturas permitem a circulação de ar fresco dentro das edificações. Um segundo sistema de circulação de ar pode ser encontrado no topo da estrutura do telhado, proporcionando renovação do ar durante a noite. Essa ventilação na cobertura permite que a madeira respire melhor, pois é um material que se movimenta ao longo do tempo.
Os materiais utilizados possuem uma significativa pegada ecológica. A camada externa de cada volume é composta por paredes de tijolos de barro, garantindo um melhor controle da inércia térmica. Alguns materiais são retirados diretamente do local, como a pedra que é usada para revestimento no lado oposto à lagoa e para decoração das paredes da piscina. Os pisos das varandas externas são feitos com conchas e os muros são em Toglou. Todos os revestimentos são aplicados utilizando técnicas locais senegalesas.