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Arquitetos: rue royale architectes
- Área: 1989 m²
- Ano: 2022
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Fotografias:Vladimir de Mollerat du Jeu
Descrição enviada pela equipe de projeto. A primeira intenção é integrar o projeto o máximo possível ao seu contexto. Neste caso, não se tratava apenas de abordar as especificidades de um terreno, seus vizinhos ou sua topografia, mas de abri-lo para o entorno e materializar uma mensagem sobre o lugar e o papel da escola na cidade. Com isso, o projeto se torna um elemento significativo e estrutural da vida comunitária, acolhedor e aberto. A escola "aberta" é uma ferramenta educacional que treina as crianças para se tornarem cidadãos do futuro.
A escola é construída no declive, aproximando-se o máximo possível da topografia do terreno. Um térreo constituído por dois "meio-níveis" se eleva da parte inferior e horizontal do terreno. O andar superior é perpendicular a ele, absorvendo a diferença de nível e minimizando as terraplanagens necessárias. A escola está imersa na natureza que, neste contexto, é generosa e eclética. Ela oferece uma ferramenta de ensino formidável. Por isso, a arquitetura se funde à paisagem graças à várias características adicionais como os terraços verdes semelhantes a um prado, a horta e o pátio com árvores.
Do ponto de vista técnico, o projeto utiliza dois materiais principais: concreto e madeira. A equipe como um todo estava comprometida em utilizar materiais regionais, escolhendo o concreto bruto e a madeira local certificada BTMC (Bois des Territoires du Massif central). A abordagem BTMC visa promover variedades locais de madeira e as empresas que as produzem, garantindo sua origem, rastreabilidade e manejo sustentável das florestas, além da qualidade do processamento e uso. Toda a cadeia de produção, processamento e construção está envolvida e é analisada. Com este projeto, o contratante atuou como embaixador da marca BTMC.
O térreo é feito de concreto jateado a partir de agregados locais. O andar superior apresenta estrutura e paredes de madeira, pilares mistos de madeira e metal, vigas de madeira laminada colada, lajes CLT (madeira laminada cruzada) e revestimento em pinho Oregón. O revestimento é composto por tábuas planas de diferentes larguras e perpendiculares que conferem um ritmo e vibração. Ao longo do projeto, a madeira está presente também nas portas e forros de teto, assim como nas paredes e em certos pontos estratégicos, como no pátio, refeitório e biblioteca.
O estabelecimento é claramente dividido em partes. É uma escola infantil com seis salas de aula, mas também inclui um centro de cuidados pós-escolares e uma cozinha de grande escala (a cozinha central do município). A entrada, localizada no centro do prédio, separa a área de refeições ao sul da área de cuidados pós-escolares ao norte.
Cada uma tem seu próprio acesso independente. Um amplo hall de recepção de dois andares no térreo conecta-se a três salas de aula e suas respectivas áreas de dormir, que se abrem para o pátio inferior. Uma escada no sentido horário leva a três salas de aula adicionais e ao pátio superior. As salas de aula voltam-se para o pátio a fim de preservar a privacidade das crianças. Na extremidade oeste, acima da entrada principal, a biblioteca e o centro de documentação possuem acesso a um terraço em madeira amplo, protegido do sol e aberto para a paisagem externa.