-
Arquitetos: SuperLimão
- Ano: 2019
-
Fotografias:Israel Gollino
-
Fabricantes: Art in wood, Estúdio Bola, NATUZZI, Selvvva, Vidro Laser
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Superlimão assina o projeto de arquitetura do Apartamento Lausanne, que leva no nome a referência ao prédio histórico em que está situado: o Edifício Lausanne, obra de Franz Heep no bairro de Higienópolis. A reforma foi feita para um casal e seus dois filhos, família que já morava na região e sempre admirou o edifício.
Respeitando a arquitetura existente, o projeto Superlimão eliminou boa parte da compartimentação original dos ambientes, abrindo espaço para a passagem da luz natural bem como a ventilação cruzada vinda das duas faces do prédio. Ainda que no segundo andar, tanto as áreas sociais quanto privativas do apartamento ganharam em muita luminosidade. Este fator permitiu que o projeto luminotécnico ficasse bastante discretos nos ambientes, com perfis lineares sutis instalados na parede para iluminação indireta.
Destaque interessante vai para o grande volume que foi feito unificando a cozinha e também a sala de jantar para os moradores gostam de cozinhar e ter a família e amigos em volta da mesa. Com duas alturas a bancada que hora é balcão com cuba, fogão e copa, transforma-se em mesa de jantar.
Elementos originais do prédio foram incorporados, como os pilares descascados até o concreto e também o piso pré-existente, que foi restaurado. Outra referência à arquitetura do Edifício Lausanne fica por conta das divisórias internas: painéis vazados em serralheria reproduzem o desenho da veneziana da fachada, deixando permeável a vista entre a ampla sala de jantar e o corredor que leva aos quartos.
A área privativa é formada por uma suíte para o casal e um quarto para os dois irmãos. Para este último, o Superlimão desenhou uma estrutura metálica que abriga duas camas e ainda cria espaço para brincadeiras no segundo nível. O terceiro quarto da planta original foi transformado em escritório, possibilitando a integração pela sala ou varanda, mas que possui também fechamentos em grandes portas de correr de marcenaria para quando a privacidade é necessária.
Na paleta de cores predominam tons claros para as paredes. Cores mais intensas aparecem em pontos específicos, como nos ladrilhos hidráulicos da varanda, porta do escritório, estante metálica da cozinha, no banheiro que atende às crianças e nos azulejos de florzinhas do lavabo, que foram recuperados da antiga cozinha e adaptados a uma nova leitura.