-
Arquitetos: Carreño Sartori Arquitectos
- Área: 1200 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Cristobal Palma / Estudio Palma
-
Fabricantes: Canteras Andinas, RGM, Renner Coatings
Descrição enviada pela equipe de projeto. Rampa Cuauhtemoc. Trata-se um concurso aberto para resolver a acessibilidade universal de um percurso que dá continuidade a um sistema de parques públicos.
No local existe uma ponte que passa sobre a autopista e uma piscina circular dos anos 70, projeto de Carlos Martner, um destacado arquiteto paisagista chileno.
O crescimento da avenida comprimiu a descida original para pedestres e aproximou, com grande risco e barulho, os carros ao parque.
Assim, a demanda é de superar 6 metros de desnível com uma inclinação constante de 5%, o que requer uma extensão de 120 metros para a rampa. Aproveitando o longo perímetro circular da piscina, cria-se uma rota ao redor por um primeiro trecho de 60 metros de comprimento, como um passeio elevado que desce com vista para as montanhas circundantes.
O segundo trecho, também de 60 metros, é uma encosta arborizada, que serve como contenção para os carros e o barulho. Entre os dois trechos, há uma escadaria de passagem rápida e um pequeno anfiteatro.
Considerações construtivas: Modulação, desmontagem e montagem.
A torção da espiral ascendente é resolvida a partir de um modelo digital concêntrico formado por costelas radiais e uma viga central, entendidos como um conjunto de elementos solidários. Este modelo é desdobrado em figuras planas das diferentes peças, que são, então, cortadas com CNC em chapas de grande formato de 3000x9000 mm. Por sua vez, esses elementos - que incluem cortes semicirculares para as uniões soldadas - são cilindrados para curvaturas e montados em fábrica em nove módulos iguais, mais três de ajuste para as extremidades. Em seguida, esses componentes pré-fabricados são montados nos pilares in loco. Os calços, tanto para as inclinações do terreno quanto para os elementos construtivos, foram testados em diferentes modelos físicos em escala, que anteciparam a obra.