-
Arquitetos: Gonzalo Mardones V Arquitectos
- Área: 680 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Magdalena León
-
Fabricantes: AB Kupfer, Endemik, Italinnea, Legrand / Bticino, PRIETO, Porcelanosa Grupo, Tecma, Xilofor
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta casa está localizada em um terreno íngreme no vale escondido da pré-cordilheira da capital chilena, em frente a um parque natural. Nessa condição paisagística, a premissa foi inserir a obra com delicadeza, respeitando a arborização e a atmosfera de serenidade que o projeto pretende capturar, tanto em seus volumes quanto nos espaços internos e externos da obra. A paleta de cores dos diferentes ambientes e mobiliários é resolvida através de tons naturais, realçando a proposta formal como uma lembrança dos elementos próximos, a fim de se integrar ao entorno.
A entrada para a residência é feita pela parte superior, adaptando-se à inclinação através de uma série de corpos que "levitam", permitindo a incorporação de pátios de água com pedras do local e volumes suspensos que enquadraram as melhores vistas para as montanhas. Dessa forma, a casa mantém sua introversão em relação à rua e abre a área social e os quartos para as melhores vistas do parque e do campo de golfe, através de uma série de terraços - faixas de concreto aparente - que são as protagonistas da composição volumétrica. A churrasqueira é escavada para alcançar o nível do jardim, unindo-se ao riacho e ao parque com cobertura de solo e árvores nativas da pré-cordilheira.
Optou-se, como é habitual em nossas obras, pelo uso de um material principal, que neste caso é o concreto aparente com incorporação de dióxido de titânio, o qual cumpre a dupla finalidade de branquear o concreto e ajudar, assim como as árvores, na eliminação de gases tóxicos produzidos pelos automóveis. Como segundo material, utilizou-se a madeira, ajudando a residência a adquirir a atmosfera de um lugar essencialmente natural, construindo um diálogo com a paisagem. Portas e janelas também são de madeira de cedro. Além da materialidade, a proposta sustentável é tão básica quanto eficiente, baseando-se na orientação da casa e em uma série de pátios de luz que permitem ventilação natural cruzada e iluminação vertical e diagonal. Assim, a casa também se manifesta em seu espaço interno com simplicidade, usando materiais e móveis nobres, de forma a potencializar a atmosfera descrita.