-
Arquitetos: Matt Fajkus Architecture
- Área: 51 ft²)
- Ano: 2019
-
Fotografias:Leonid Furmansky, MF Architecture, Charles Davis Smith
-
Fabricantes: Big Ass Fans, C.R. Laurence, Delta Millworks, TRUE
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta doca é uma estrutura que negocia entre a terra, a água e o céu, enquadrando a experiência e a compreensão do ambiente natural, acima, ao longo e dentro da água. Localizada na base de um barranco com declive acentuado que leva a uma residência elevada acima da água, o cais foi intencionalmente criado como um componente integrado as condições gerais do local.
Um instrumento de luz e ventilação, a estrutura é calibrada para proporcionar um equilíbrio confortável de sol e sombra, abrigo e brisas ao longo do ano. A tela perfurada e a geometria do telhado foram configuradas para atender ao desejo do cliente de ter cinquenta por cento de sol e cinquenta por cento de sombra durante todo o ano. No equinócio, luz e sombra estão perfeitamente equilibradas. À medida que as estações mudam, o cais oferece maior sombra durante o calor do verão e recebe mais sol nos meses mais frios do inverno.
O telhado de aço suave de dois planos triangulares é otimizado para articular vistas para e a partir do local e modular a exposição direta à luz solar. As telas perfuradas de aço inoxidável nas fachadas norte e sul configuram um reforço estrutural para a estrutura, filtrando a brisa do sol e as vistas.
As experiências sensoriais são articuladas e inerentes à relação entre a doca e seu contexto natural. Materiais familiares e confortáveis, como madeira de lei e pedra natural, são usados em combinação com a estrutura de aço da doca, projetada e tratada para durar no ambiente marinho, suportando suas condições ambientais flutuantes. A estrutura de aço e as telas são deliberadamente acentuadas e refinadas para fornecer luz difusa e sombra, ao mesmo tempo, em que refletem a luz ambiente e os tons quentes da madeira, pedra, água e vegetação natural ao redor.