-
Arquitetos: TAC Taller Alberto Calleja
- Área: 1100 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Onnis Luque
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Leria é construída em um terreno de frente para o mar, no município de El Tomatal, Puerto Escondido, Oaxaca.
Passamos por um amplo estudo do programa de áreas para atender aos requisitos de uso e permanência da família.
O desafio e as intenções eram desenvolver o projeto de forma não invasiva, além do volume necessário, e fazer com que ele se escondesse de maneira formal entre a vegetação existente. A partir dessa premissa, decidimos desconstruir totalmente a massa dos metros quadrados distribuídos em oito módulos, que incluiriam o quiosque-piscina-cozinha, o restante dos quartos, a torre social, a área dos trabalhadores e o estacionamento.
Dessa forma, isolando construtivamente os módulos entre si, conseguiríamos ter elementos parciais apenas interligados por pontes de circulação, gerando um impacto mínimo no terreno.
A área social é contida por uma estrutura de madeira em grande escala. Decidimos deformar os padrões típicos da "Palapa" convencional e levá-los ao limite em termos de comprimento, largura e inclinação, o que nos permitiu gerar uma peça especial e única que determina o caráter da casa.
A partir dessa postura, giramos toda a peça em 45 graus para o lado nascente, com a intenção de quebrar o paralelismo da vista para o mar e, ao mesmo tempo, liberar e ventilar a parte posterior do terreno. Essa postura geraria e liberaria um espaço central ventilado e visual entre as áreas sociais e os módulos dos quartos.
Além disso, propusemos que toda a área de implantação gerada pela construção fosse transplantada para os telhados de cada módulo, de forma a devolver ao local que modificamos uma regeneração da camada vegetal que também nos servirá como proteção climática nos interiores dos espaços.
O resultado desta casa expressa o esforço que tivemos do início ao fim para poder implantar de forma harmoniosa uma construção de 1.100 m² em um terreno de 3.500 m², onde a casa desaparece através de percursos cheios de experiências sensoriais que escondem a escala e densidade de uma obra na paisagem.