-
Arquitetos: CREUSeCARRASCO Arquitectos, rvr arquitectos
- Área: 25843 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Luis Díaz Díaz
-
Fabricantes: Cortizo, JARDIN CELAS, MITSUBISHIELECTRIC, Prefabricados López Cao, PÍNTEGA XARDÍNS, Roca, SOGRANI (SONENSE DE GRANITOS SL), Simon, iGuzzini
Descrição enviada pela equipe de projeto. Motivada por diferentes conflitos de uso, como a difícil convivência entre o tráfego portuário e os cidadãos, o estacionamento em massa ou a crescente atividade comercial e de estadia neste lugar emblemático de 25.843 m2, propõe-se a sua transformação, integrando diferentes expectativas urbanas no Porto do Son, em La Coruña, Espanha.
Ordenar o acesso e separar a via principal da fachada são gestos que permitem a criação de um grande espaço público, verde e pavimentado, recuperando a relação entre o centro histórico e o porto. Lugares antigos e novos valorizam um processo de intercâmbio com leituras além da estrita resolução funcional. O Cruceiro, por exemplo, foi recuperado como espaço de entrada e sugerido como mirante arborizado. O muro de contenção foi aproveitado como passeio com elementos pré-fabricados.
A urbanização como pauta, incluindo a pavimentação e a arborização, permitem interpretar usos e aumentar o significado do espaço. Concreto desgastado, pedra e terra, texturas que estendem as ruas do interior do núcleo até o mar. Degraus, escadas, varandas. Próximo ao mercado, uma estrutura de pilares e vigas de madeira traz de volta a memória dos secadores de redes, utilizada como suporte para diferentes atividades (cinema, exposições, concertos, extensão do mercado, etc.) e outras por vir.
Também foi planejadas duas grandes superfícies complementares para os festivais: uma livre, de pedra; e outra arborizada, de terra, que continuam o caminho na orla, com acesso às docas, estacionamento e, na área final, o novo Clube Náutico. O volume aproveita o talude como parede e lhe confere um fim, criando um mirante em direção à montanha.