-
Arquitetos: Cesar Andrés Mancillas de la Torre
- Área: 283 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Onnis Luque
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa "Arroyo" está localizada no Valle de Guadalupe em Ensenada, uma cidade mexicana influenciada por correntes arquitetônicas vitorianas compartilhadas na fronteira da Baja California e Estados Unidos. A cronologia arquitetônica do estado é jovem em comparação com o resto do país, novas tipologias surgiram a partir da mistura do mexicano antigo e do conforto inglês. Com base em sua historicidade, a materialidade do projeto se baseia no uso de métodos construtivos daquela época; estruturas de madeira, telhados inclinados, alpendres e fundação suspensa como palafitas.
A naturalidade do terreno é composta por um córrego e um cânion de carvalhos, ponto-chave para que o usuário desfrute de uma experiência em harmonia com a natureza. A organização espacial é resolvida a partir de um acesso linear que delineia o percurso espacial através da diferenciação de 3 áreas correspondentes ao exterior; semi-pública na frente através do terraço, pública composta por sala, sala de jantar e cozinha, e concluindo com os quartos nas laterais, formando assim um leque de espaços. Toda essa composição se desenvolve em um único pavimento principal que está conectado a um subsolo e que funciona como uma adega. Esta casa é caracterizada por ser uma tipologia que enfatiza o uso de um estilo arquitetônico antigo e contemporâneo. O uso da madeira como uma representação do tradicional e o concreto como o contemporâneo.
A localização permitiu que o uso de estruturas de madeira como sistema construtivo principal fosse apropriado para criar conforto aos usuários e um ambiente térmico conveniente. A fachada principal é composta por amplas janelas e um terraço, funcionando como espaço de convivência familiar e de transição entre o exterior e o interior, proporcionando vistas para o ecossistema próprio do local; um refúgio no meio do vale de Guadalupe.