-
Arquitetos: Erbar Mattes
- Área: 476 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Ståle Eriksen, Wedesign
Descrição enviada pela equipe de projeto. O campus de tecnologia Here East em Londres, no antigo local das Olimpíadas de 2012, é um aglomerado criativo em rápido crescimento que inclui empreendedores que imaginam o design através de tecnologia, ao lado de uma comunidade de artistas, designers, makers e acadêmicos.
Tendo superado suas instalações anteriores, a Plykea, fabricante líder de frentes personalizadas e tampos de trabalho para armários da IKEA, contratou a Erbar Mattes para projetar seu primeiro estúdio de produção principal.
O projeto transforma uma unidade comercial vaga, criando instalações modernas de fabricação, espaços de trabalho independentes para administração e equipe de design, além de amenidades de bem-estar e uma sala de exposições. Anteriormente alojados em unidades separadas, o objetivo principal era reunir a equipe em um único andar comum, criando um ambiente de trabalho não hierárquico que promove a interação e um senso de identidade.
Funcionários e visitantes compartilham a entrada principal para uma área de fabricação e montagem iluminada naturalmente, acomodando máquinas CNC, lixadeiras, bancadas móveis de trabalho e outros equipamentos. As vistas para dentro e para fora da área de produção contribuem para um ambiente de trabalho agradável, enquanto ativam a fachada da rua.
Acompanhados por uma rampa rasa dentro do workshop movimentado, os visitantes chegam ao espaço do estúdio acusticamente selado, que contém design, administração e uma área dedicada que apresenta a linha de produtos. Uma escada de compensado sólido leva à sala de reuniões separada, obtida ao reutilizar a estrutura existente do elevador de aço para criar um pequeno mezanino com vista para o workshop. Embaixo estão localizadas outras funções auxiliares, incluindo uma cantina para funcionários com vista para a área de fabricação e montagem.
Um dos principais desafios foi estabelecer uma forte conexão visual entre os diferentes espaços enquanto contém o ruído da fabricação. Para conseguir isso, divisórias personalizadas incorporando generosas seções de vidro acústico abrangem todo o pé-direito. Sua estrutura de suporte é composta de pilares de madeira. Composto de flanges de madeira unidas com treliça de metal, esse sistema, que geralmente é oculto na construção de pisos e telhados, é reutilizado para formar uma divisória rígida que resolve os complexos requisitos acústicos de maneira simples, característica e econômica.
Enquanto as seções envidraçadas das divisórias permitem vistas e interação entre os espaços de produção e de frente da casa, placas de lã de madeira opacas revestem a seção superior, formando uma superfície altamente absorvente de som que suaviza as reverberações e abafa o ruído do processo de fabricação. O piso de resina de cor clara cria uma linguagem material unificadora em diferentes salas e contribui para a distribuição da luz natural no ambiente.
Concebido como um ambiente de trabalho eficiente e característico, o projeto mostra o processo de fabricação e reflete a ambição da empresa de criar produtos bonitos, práticos, sustentáveis e ao mesmo tempo econômicos.