-
Arquitetos: Ricardo Yslas Gámez Arquitectos
- Área: 1200 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Jaime Navarro
Descrição enviada pela equipe de projeto. O principal objetivo ao projetar esta casa foi preservar a goiabeira de 70 anos que foi transferida de Morelia para a Cidade do México e que se tornou o eixo central do projeto.
Graças à sua localização central, o contexto imediato do projeto tem características interessantes e particulares, que favoreceram a integração interior-exterior.
Outra das intenções do projeto foi que através de sua concepção e distribuição garantisse vistas de todo o terreno através de sua transparência no térreo, permitindo assim a contemplação da amplitude do terreno. Tendo em conta o programa arquitetônico, optou-se por conceber a casa em dois volumes que se unem por uma ponte, que atravessa dois pátios estrategicamente desenhados, estes permitem a regulação da temperatura interior através de ventilação cruzada; aproveitando as condições climáticas da região ao longo do ano.
O pátio principal é maior, funciona como núcleo da casa e principal atrativo visual, abrigando a goiabeira recuperada e transplantada para um vaso com bancos. Este espaço abre-se para a sala de estar, sala de jantar e sala de jogos; tendo relação direta com os jardins complementares, integrando essas áreas comuns para serem usufruídas em conjunto.
O pátio secundário foi concebido como uma sala de refeições exterior com comunicação direta com a cozinha e com vista para o pátio principal, que se encontra envolvido pelos dois volumes que albergam o resto do programa, bem como por uma grande parede flutuante que abraça a casa. As áreas privadas foram integradas no segundo nível de ambos os volumes, onde se destaca a configuração do quarto principal composto por grandes lajes e elementos flutuantes de concreto.