-
Arquitetos: Studio Bloco Arquitetura
- Área: 255 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Marcelo Donadussi
-
Fabricantes: Alumipar, AutoDesk, Chaos Group, DZ Churrasqueiras, Deca, L&F Madeiras Decor, LAM Gesso, MBLED, Personalite Vidros e Lapidações, Portinari, Schneider Electric, Sonoff, Trimble
Descrição enviada pela equipe de projeto. Por se tratar de uma casa de praia, que tradicionalmente as famílias utilizam apenas para férias e finais de semana, a intenção desde o início foi desenvolver um projeto sem excessos. Uma casa térrea, prática, que se apropria o máximo possível do lote e possui o objetivo primordial de garantir o bem-estar dos usuários do espaço.
Para tanto, a implantação da Casa Plano é bastante simples. Uma caixa de madeira alongada, posicionada paralelamente ao alinhamento do terreno trapezoidal, abriga as suítes, lavanderia e lavabo. Parcialmente sobre este volume repousa a laje protendida de concreto aparente que batiza a casa e configura toda a área social.
O plano de concreto é notado desde a frente da edificação, servindo também como abrigo para automóveis. Floreiras suspensas delimitam um pátio central que antecede o acesso ao interior da residência e formam uma espécie de filtro para o living, garantindo privacidade para quem transita pelas vias do condomínio sem perder a entrada de iluminação natural.
Na área social, três das quatro faces são envidraçadas e circundadas por vegetação, trazendo a sensação de que não há barreira entre interno e externo e ampliando a relação da família com a natureza. Uma estante de estrutura metálica e prateleiras esbeltas conecta a sala de estar ao jantar, e abriga as necessidades técnicas destes ambientes sem criar uma barreira com o paisagismo. A cozinha, por ser um núcleo rígido, é incorporado ao volume de madeira. É aqui que acontece a maior interação, tendo franca relação visual com o indivíduo desde o acesso ao lote, abrigo, pátio, living até a varanda dos fundos que, juntamente com a piscina, conformam espaços de notável importância neste tipo de residência.
As esquadrias piso teto e a sequência dos mesmos tratamentos, tanto de piso como de cobertura, fazem com que a varanda se incorpore ao living de maneira muito natural, ampliando essa área de convívio social. O volume destinado às áreas íntimas reforça essa percepção de continuidade entre interno e externo, e foi dividido em duas partes com acesso através de subtrações na caixa madeirada: a porção frontal acomoda duas suítes, rouparia e lavabo, enquanto nos fundos há mais duas suítes e lavandeira.
A materialidade da casa é, basicamente, resultante da própria arquitetura, com a laje de concreto onde é possível perceber a paginação da forma servindo como ponto de partida para a escolha dos demais revestimentos. A madeira do revestimento ripado se repete em parte do mobiliário solto, complementada com os tons claros do linho nos estofados e com o mármore Paraná escovado da cozinha.