-
Arquitetos: A Threshold
- Área: 1147 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Vivek Muthuramalingam
Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno estreito destinado a esta habitação multifamiliar está localizado em JP Nagar, Bangalore, Índia. A edificação foi projetada para acomodar cinco famílias. O briefing inicial era criar a pele exterior ou fachada do edifício. No entanto, fomos além do briefing dado e propusemos uma tela para o edifício que transcendesse o conceito de uma mera fachada. Consideramos essencial imaginar a fachada como um elemento vivo - "um invólucro de respiração" (breathing enclosure), - e convencemos os clientes a compartilharem essa ideia.
Este projeto também visa resolver questões relacionadas ao desaparecimento de áreas verdes devido ao padrão de crescimento urbano, onde o acesso a áreas verdes imediatas está se tornando um desafio devido aos preços dos terrenos, valor comercial e restrições de espaço.
Concebemos uma tela multifuncional composta por floreiras de ferrocimento. Este invólucro foi concebido como uma homenagem à cidade jardim, Bangalore, onde o edifício está situado. Cerca de 32 espécies de plantas locais foram cuidadosamente selecionadas e plantadas, permitindo que o edifício se transforme ao longo do ano, refletindo as mudanças de estação. Além disso, elas aumentam o valor ecológico do edifício e promovem a biodiversidade urbana.
O invólucro é um recinto multifuncional que acolhe e facilita diversos espaços, como sala de estar, jantar, cozinha e áreas de estar abertas para ele. Também possibilitando que as atividades se estendam naturalmente ou transbordem para o espaço externo, criando uma relação harmoniosa e integrada entre os espaços internos de convivência e o recinto verde. Dessa forma, ele permite que os moradores desfrutem e se conectem com a natureza enquanto realizam suas atividades diárias.
Ele atua como uma "varanda comunitária verde", inspirada nas varandas tradicionais no oeste da Índia que serviam como espaços de transição entre as casas e as ruas. Nesse contexto, as varandas são projetadas para desempenhar várias funções ao longo do dia, semelhantes às suas versões tradicionais. A possibilidade de se abrir para a paisagem e para o ambiente da rua diminuiu devido ao atual padrão de crescimento urbano. Portanto, esse invólucro multifuncional é uma tentativa de manter o sentido de atividade comunitária e a essência de uma varanda tradicional em um arranha-céu.
No bairro denso onde está situado, o invólucro de plantas funciona como uma tela visual e climática, filtrando efetivamente o ar, o ruído e a poluição. As plantas estrategicamente posicionadas também ajudam a reduzir o ganho de calor solar, contribuindo assim para o controle do microclima do edifício.
Este engenhoso e econômico sistema modular de floreiras feitas com ferrocimento oferece uma série de vantagens, incluindo:
- Redução das temperaturas da superfície através do processo de resfriamento evaporativo.
- Arrefecimento da temperatura do ar local.
- Purificação do ar, promovendo ambientes mais limpos e frescos.
- Auxílio na absorção de dióxido de carbono da atmosfera.
- Redução do escoamento de águas pluviais.
- Absorção e diminuição dos níveis de ruído.
- Geração de triagem visual, criando uma sensação de privacidade e tranquilidade para moradores e transeuntes.
- Promoção de uma conexão mais profunda com a natureza ao permitir que ocupantes e transeuntes observem e experimentem as mudanças sazonais.
Essa abordagem não apenas promove um ambiente de vida mais saudável, mas também estabelece um precedente para o planejamento urbano sustentável diante do contínuo crescimento e expansão urbana. O edifício pode ser visto como um modelo escalável de habitação onde cada segmento pode ter acesso a áreas verdes à sua porta.