-
Arquitetos: DRAA
- Área: 7 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Felipe Camus, David Foessel, Sasha Mauroux
Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma mistura cultural peculiar tem proporcionado uma série de objetos suspensos inesperados na paisagem patagônica. Estruturas aparentemente inúteis ou, no melhor dos casos, superdimensionadas com apenas uma cobertura se tornam marcos, indicam a propriedade ou sinalizam o caminho.
Muitas vezes, elas não cobrem nada, apenas fornecem sombra. Os colonizadores europeus trouxeram estilos arquitetônicos, enquanto os carpinteiros locais ensinaram a trabalhar com madeiras nobres da região em substituição aos materiais maciços correspondentes.
A mistura ficou conhecida como técnica Chilote/Alemã por seu local de origem, caracterizada pela engenhosa carpintaria de madeira e telhados e fachadas com telhas de Alerce. Além disso, existem algumas conexões que unem a região de Auvergne-Rhône-Alpes com a Patagônia Norte chilena.
À mesma distância do Equador, Coyhaique e Annecy, ambos a 45° Sul e Norte, têm um clima semelhante e os objetos projetam a mesma profundidade de sombra em épocas opostas do ano. Enquanto durante a inauguração do Festival entramos no verão boreal, em 21 de junho será o solstício de inverno no Chile, o momento de maior projeção de sombra, se o tempo permitir.
Queremos fornecer um pedaço de sombra patagônica, alguns metros quadrados de um objeto em balanço que atravessará o caminho e redirecionará as vistas. A estrutura retrata e ostenta suas exigências estruturais e abriga uma pequena cápsula habitável para ser experimentada por uma única pessoa de cada vez, para sentir e apreciar a cobertura superdimensionada enquanto desfruta das vistas do lago sob uma sombra ventilada.
O volume é composto simplesmente por uma estrutura aparente e um telhado. Os esforços parecem simples, embora haja forças consideráveis que contribuem para a tensão na cabana. Os flâneurs se sentirão obrigados a fazer uma pausa e observar a tensão oculta, resolvida com juntas de madeira e um par de pilares que repousam suavemente sobre o terreno.
O desconfortável desequilíbrio entre o balanço e a seção apoiada é fundamental para a sensação marcante. O pavilhão será uma pausa para ampliar a visão de uma latitude e um contexto cultural específicos.