-
Arquitetos: elton_léniz
- Área: 270 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Cristobal Palma / Estudio Palma
Descrição enviada pela equipe de projeto. Em uma área privada em frente ao lago Calafquén e ao vulcão Villarrica, no sul do Chile, esta casa compacta se assenta quase como um contêiner, sobre uma estrutura de madeira com uma intervenção mínima no terreno e no desnível. A proporção estreita do local sugeria um projeto pequeno e vertical que permitisse maximizar as vistas sem obstáculos da impressionante geografia e, ao mesmo tempo, liberar o máximo de espaço possível entre os edifícios vizinhos.
Por se tratar de uma casa de ocupação esporádica, as decisões de uso, distribuição e eficiência são as que moldam esta residência. O revestimento metálico preto é um exemplo desse critério, sua cor se camufla com as sombras da paisagem e protege as estruturas de madeira e os revestimentos internos das intempéries. Na fachada norte, o revestimento é perfurado para graduar a radiação solar sem perder a conexão visual com a paisagem.
Os espaços sociais são desenvolvidos em um primeiro nível. Sala de estar, sala de jantar, cozinha e terraço-churrasqueira são articulados de forma contínua para permitir atividades simultâneas. Em um segundo nível, estão localizados os quartos, protegendo a privacidade e o silêncio dos habitantes. Ambos os níveis se comunicam visualmente e participam da magnitude vertical que ocorre no espaço exterior do terraço. O corpo do projeto é o resultado da síntese entre formas e operações de subtração. Isso permite enfrentar silenciosamente a geografia e descobrir novas relações com a paisagem de dentro do espaço.