-
Arquitetos: LoCa Studio
- Área: 1600 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Pol Viladoms
-
Fabricantes: Balay, Forbo Flooring, Franke, GIRA, Grohe, Laes, Luxlight, MONTO, Spain, Roca
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto abrange a conversão de um antigo espaço industrial / estacionamento em modernos escritórios. No Espai Serrahima (centro de empresas artístico-culturais), a poucos passos do Montjuïc e da Plaza España, em Barcelona, esta antiga estrutura industrial foi transformada para abrigar novos espaços de trabalho.
Durante os anos 70, nessa antiga fábrica têxtil, foi realizada uma reforma adicionando uma estrutura metálica suspensa sobre a construção prévia de tijolos. Este espaço funcionou como estacionamento, depósito, laboratório científico-culinário, entre outras atividades, antes de ser transformado em espaços comerciais.
A reforma transforma o local potencializando a sua identidade própria e enfatizando as particularidades da construção e do entorno. São prioridades a melhoria do conforto térmico e acústico, a ventilação natural e a identificação com o contexto.
O projeto da Forkstone enfatiza a dimensão do espaço interno e sua singular estrutura, liberando-o de divisórias internas e favorecendo a relação com o exterior por meio de novas aberturas de grande dimensão voltadas para o pátio. A sequência dessas aberturas conecta o grande espaço interno resultante com o entorno da Fira, Montjuïc e Plaza de España.
As novas aberturas permitem ainda a entrada de luz natural e ventilação em uma fachada anteriormente cega, e contrastam com a série de janelas estreitas da Carrer Mèxic que protegiam as atividades industriais anteriores.
Para abrigar a nova atividade, instalações e serviços são atualizados. Em consonância com a alteração da fachada e estrutura existente do edifício é criada uma área de encontro, uma cobertura ligada a um espaço externo, bem como uma área de banheiros voltada para a Carrer Mèxic.
Nesses novos espaços são utilizadas estratégias e materiais que reforçam o caráter do espaço industrial anterior que os acolhe, ao mesmo tempo em que se pretende aumentar a relação com o exterior. Chapas e espelhos nos banheiros e painéis de madeira nas áreas do café se unem através de pavimentos contínuos de linóleo natural que, por sua vez, contrastam com a força e dureza do concreto e da estrutura metálica que os abrigam.
O uso comedido da cor, o interesse em liberar e destacar a singular estrutura, a escala do espaço, seu passado industrial e as intervenções contidas com materiais e soluções alegres resultam em um projeto vibrante e divertido. Uma transformação a qual pretende fazer com que os novos ocupantes desfrutem e participem dessa localização privilegiada com enorme conforto.