-
Arquitetos: Article 25
- Área: 1020 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Toby Pear
-
Fabricantes: Power Providers
O escritório Article 25 concluiu a primeira fase de um Centro Infantil "off-grid" em Boma Ng'ombe, Tanzânia - A equipe vem trabalhando em parceria com a organização beneficente tanzaniana/irlandesa Tír na nÓg para projetar um novo centro infantil na região do Kilimanjaro, no norte da Tanzânia, para 60 crianças. A primeira fase foi concluída no início de 2023 e consiste em 3 casas para grupos de crianças, cada uma com sua própria "Mama", além de um grande bloco social com terraço para refeições, cozinha, sala de jogos, biblioteca e lavanderia.
Os volumes possuem espaços para todos os momentos do dia e todos os estados de espírito - locais aconchegantes para dormir, descansar e estudar, com espaços mais amplos e abertos para brincar e socializar. A vila foi projetada como um lugar seguro onde crianças de diferentes idades podem crescer e se desenvolver juntas.
Construção altamente sustentável e off-grid - O projeto responde ao clima fornecendo beirais generosos para proteção contra sol e chuvas intensas. Pátios no centro das casas possibilitam ventilação cruzada em todos os dormitórios e espaços de convivência. O telhado em forma de borboleta do bloco de refeições proporciona sombra a uma série de espaços externos - terraço para refeições, lavanderia e uma varanda de convivência conectada com a cozinha - e permite ventilação cruzada, além de espaços internos com pés-direitos duplos ou triplos.
O centro foi projetado para ser altamente sustentável e funciona completamente independente da rede de energia e água municipal. Toda a energia é gerada por meio de painéis solares fotovoltaicos, toda a água é fornecida por um poço local e aquecida usando equipamentos solares, além disso, os resíduos são filtrados por meio de tanques sépticos e uma zona úmida construída. Esses recursos de sustentabilidade permitem que a escola funcione com custos mínimos, ao mesmo tempo em que protege seus recursos naturais e garante que o centro infantil continue a atender às crianças dessa região por décadas.
Materiais e técnicas de construção locais foram priorizados em todo o projeto, com tecnologias de baixo carbono em destaque. As tesouras do telhado são feitas em madeira, assim como as portas e janelas. As partes superiores das paredes são revestidas com sisal de origem local e os tijolos são provenientes de fornos próximos aquecidos usando cascas de arroz, um subproduto agrícola.
Mais do que uma edificação- O escritório trabalhou com uma equipe de especialistas tanzanianos e estrangeiros para desenvolver as propostas. MHA Structural Design, Hoare Lea e WSP fazem parte de um grupo de engenheiros, arquitetos, investidores e construtores que compõem a rede "Mais do que uma Edificação" do Article 25, e forneceram serviços de engenharia pro bono (estrutural, mecânica, elétrica, hidrossanitária e civil, respectivamente) para o projeto. A diretora-executiva do escritório de arquitetura, Gemma Holding, afirmou que "a contribuição pro bono que recebemos de nossos parceiros do programa traz expertise de padrão internacional para projetos como o Centro Infantil Kao La Amani e nos ajuda a deixar um legado duradouro nas comunidades que atendemos".
A segunda fase do projeto está em construção e adicionará mais acomodações, um volume administrativo, habitações para funcionários e visitantes, além de um extenso paisagismo.