-
Arquitetos: Mateus Monteiro
- Área: 460 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Favaro Jr.
-
Fabricantes: Allmad Portas e Pisos, Compose confecções, Eletro Vidros, Galleria Acabamentos, Garden Cerri, Marmoraria Soter, Planejart Moveis e Serralheria, Reinc, Templuz, Z.Zurika
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Calm nasceu do desejo de uma família em ter um espaço de veraneio na cidade natal e que, possivelmente, será a residência oficial no futuro. Com a premissa de um projeto contemporâneo e minimalista, o cliente, Engenheiro de Minas, trouxe o fascínio pelo concreto como uma solicitação central entre os materiais.
Muito paisagismo e uma cozinha cercada de plantas eram, também, pedidos dos moradores. Diante dessas solicitações, Mateus Monteiro, o arquiteto, diz que procura se aproximar muito dos clientes, pois só assim consegue fazer um projeto mais funcional que, além de atender aos desejos e sonhos, a casa realmente atenda à rotina da família e se transforme em uma experiência completa.
Como o cliente é irmão do arquiteto, o projeto foi ainda mais personalizado e emocionante. Peças garimpadas trouxeram referências de Ouro Preto, a cidade preferida do casal. Quadros de fotos da cidade — feitas por Z. Zurika —, madeira, pedra sabão e vasos de cerâmica contextualizaram o todo.
No hall de entrada já encontramos uma foto da faculdade de Ouro Preto e, em seguida, ao lado da Poltrona Mole de Sérgio Rodrigues, um quadro com a foto do teto de uma das igrejas completa a homenagem à cidade.
A fachada da casa traz a pedra sabão como referência, com veios formados pela técnica de jatos (escovado). O Living traz o concreto no piso e no teto, cercado de painéis ripados de madeira que promovem a sensação de acolhimento e conforto.
A pedido do morador, a cozinha traz um lindo jardim ao seu redor. A área íntima fica privativa, com portas-balcão, em uma releitura mineira para trazer o paisagismo para dentro do corredor. Na suíte principal, a pedra sabão volta a ser evidência em uma banheira esculpida especialmente para o casal.
A casa foi projetada para que todos os ambientes trouxessem a contemplação do jardim, com paisagismo assinado por Flávia D´Urso. Toda a área social tem as preferências dos moradores, com concreto aparente e um projeto luminotécnico especial para valorizar os detalhes.
A piscina, toda revestida de pedra sabão, é cercada pelo paisagismo em evidência e uma escada com muitos vasos de cerâmica conduz para o nível abaixo da piscina, a área do braseiro, onde há uma lareira embutida. A sensibilidade nas escolhas faz dessa casa de veraneio um lugar que fortalece o desejo de voltar e ficar.