-
Arquitetos: PLNLstudio
- Área: 180 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Riccardo De Vecchi
-
Fabricantes: Efapel / electrical equipment, Windows, Xella, Ytong
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta casa foi projetada como uma série de espaços em desenvolvimento para trabalhar, brincar e experimentar. Ela está localizada no coração da parte antiga de Rotterdam, perto do centro da cidade, cercado por prédios antigos do início do século XIX. Trata-se de uma casa com uma história para contar. Nesse sentido, remover todas as camadas acumuladas ao longo dos anos e restaurar os materiais originais acenou ao passado da casa e definiu o caráter do interior.
Já que a casa foi construída há mais de cem anos, um dos desafios foi adaptar o layout interno às necessidades atuais. Anteriormente, no térreo, havia uma garagem sem aquecimento com uma oficina e dois apartamentos separados e pequenos nos andares superiores. Decidiu-se conectar os andares superiores transformando-os em uma casa familiar e converter a garagem do térreo em um espaço multifuncional para a comunidade. A planta é desenhada como um espaço aberto, flexível e adaptável, com todas as instalações necessárias para acomodar diferentes tipos de layouts e, se necessário no futuro, convertê-la em apartamentos separados.
No primeiro andar há uma cozinha e uma sala de jantar com flexibilidade para ser acomodada em qualquer extremidade. No segundo andar, há dois quartos com um banheiro central e um grande closet. Quando a casa foi comprada, sua fachada original de tijolos estava em muito bom estado, portanto, nenhuma intervenção foi necessária além de isolar as paredes por dentro para melhorar o desempenho energético. No entanto, o restante da casa estava em mau estado, exigindo uma intervenção substancial, incluindo reparos em vazamentos, nivelamento de pisos e desmontagem de partes deterioradas. Tudo o que era utilizável foi reaproveitado, por exemplo, o piso do térreo foi construído a partir de materiais desmontados dos andares superiores.
Uma nova extensão no térreo e no primeiro andar segue as filosofias principais da casa em relação à escolha de materiais e método de construção. As paredes externas foram feitas com alvenaria e a construção do piso/teto utiliza vigas de madeira. Reforços para a estrutura existente, ou seja, as vigas e pilares de aço pintados de forma colorida, atuam como um marcador do tempo entre as partes antigas e novas da casa.
Para se adequar ao orçamento e garantir que a casa fosse concluída em no máximo seis meses, decidiu-se utilizar blocos de concreto celular monolítico como material para as paredes externas. A fachada posterior foi revestida com uma cor avermelhada e uma textura granulada para conferir-lhe uma textura sutil e dialogar com os prédios ao redor.
Para trazer a luz natural ao interior foram instaladas grandes janelas no lado norte e claraboias na nova extensão. As janelas de carvalho com vidros triplos também proporcionam excelente desempenho térmico e isolam o telhado do lado de fora permitindo que a estrutura da cobertura no último andar fosse exposta.