-
Arquitetos: Arpon Arquitectura
- Área: 320 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Gonzalo Viramonte
-
Fabricantes: Aluar, AutoDesk, FV, Holcim, Johnson amoblamientos cocina, Lumion, Rocca, Samsung, Trimble Navigation
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto foi criado para atender às necessidades de uma família composta por dois adultos e três crianças pequenas, onde os encontros sociais desempenham um papel fundamental em sua vida cotidiana. Esse aspecto foi o ponto de partida que influenciou o programa e a distribuição da residência.
A casa fica no condomínio fechado La Deseada, localizado na cidade de La Calera, em Córdoba, Argentina. Este condomínio é composto principalmente por casas unifamiliares em lotes de aproximadamente 1.200 m2, situados em uma montanha, o que foi um dos aspectos-chave a serem considerados no projeto. O terreno apresenta uma inclinação ascendente da rua até seu fundo, o que nos proporciona a oportunidade de aproveitar as vistas sem obstáculos ao implantar a casa adequadamente.
O terreno possui medidas de 30 metros de frente por 45 metros de comprimento, com orientação norte na rua principal de acesso e orientação noroeste, onde estão localizadas as vistas para as serras de Córdoba. Existe uma diferença de altura de 12 metros entre a rua e o fundo do terreno.
A distribuição da casa atende a duas necessidades principais. Em primeiro lugar, buscou-se incorporar as vistas para as serras de qualquer ponto da casa, a fim de integrar a bela paisagem externa à dinâmica interna do lar. Em segundo lugar, buscou-se incentivar o constante encontro social em cada uma das áreas da casa, estabelecendo uma conexão com a paisagem como elemento protagonista. Esses dois aspectos também nos levaram a buscar uma solução que oferecesse privacidade, o que se reflete na morfologia da construção.
O programa é organizado em dois pavimentos: no primeiro nível de acesso, há uma garagem para dois veículos e uma entrada secundária para um espaço de reunião social, onde há uma área de churrasco. No segundo andar, toda a planta da casa se desenvolve em forma de L, utilizando um dos braços para a área mais privada, onde estão localizados um escritório, dois dormitórios para crianças com um banheiro e um dormitório principal com banheiro privativo.
No outro braço fica a sala de estar-jantar com cozinha integrada, uma lavanderia com pátio de serviços e a área de encontros com churrasqueira. Tudo isso é desenvolvido em um único pavimento graças a uma grande parede de concreto, que permitiu criar uma superfície plana onde a casa foi implantada. Além disso, foi adicionado um pátio com piscina para desfrute social e conexão com as vistas das serras. O corte da montanha foi utilizado como elemento de projeto na entrada da casa e como conexão entre o interior e o entorno, ao mesmo tempo em que oferece privacidade à residência.
Quanto à materialidade, optou-se por elementos clássicos e duráveis, como lajes e paredes de concreto aparente, madeira para gerar calor em certos ambientes, e vidro para se conectar com o entorno e aproveitar as vistas do projeto.