-
Arquitetos: Kiti Vieira Arquitetura
- Área: 50 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Pedro Napolitano Prata
-
Fabricantes: Telha Izaplac
Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma casa compacta e ao mesmo tempo ampla, de baixo custo e com conforto, esses foram os desafios para o projeto da casa do Coriscão. Com o mínimo de compartimentação, foi possível harmonizar o que queríamos com as dimensões apropriadas para cada uso. Os materiais foram usados com cálculo preciso, assim como o planejamento da obra que durou três meses.
Os apoios que chegam no solo são de concreto, a casa é suspensa para que se mantenha seca no terreno úmido e local de períodos longos de chuva. Usamos canos de PVC para a fôrma dos pilares da base e as vigas de borda do piso também são de concreto. Os barrotes e assoalho, em madeira, a modulação é de 2,3m X 1,6m para que os barrotes tivessem bitolas reduzidas. Parte dos apoios do telhado é em madeira e parte em blocos estruturais aparentes, que já fazem os fechamentos dos ambientes. Os blocos são assentados em junta prumo, com a modulação precisa e sem cortes nas peças.
O telhado da varanda é mais baixo do que o telhado da casa, para maior proteção em dias de chuva. Os caibros da varanda se apoiam na mesma viga do telhado principal e para o desencontro com os caibros da casa, foram deslocados e usados na diagonal, criando uma triangulação no teto. Os beirais são de todos os lados generosos, as janelas e portas podem ser mantidas abertas em período de chuva, as paredes também se protegem mais, o que é algo indispensável em Paraty.