-
Arquitetos: Kiti Vieira Arquitetura
- Área: 150 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Pedro Napolitano Prata
-
Fabricantes: Telha Nacional
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto para esta residência no Canto Verde, bairro afastado do centro de Paraty, já foi encomendado com o desejo de ser feito a quatro mãos, o cliente sabia o que queria para a casa dele. Era algo simples, modular, bem resolvido, espaçoso e que gerasse o mínimo de manutenção possível.
Sua implantação tira partido de uma vantagem grande existente no terreno, a face leste é a que gera também a melhor vista e o terreno tem a extensão suficiente para que a casa seja longa e todos os ambientes se abram para o sol nascente. Os materiais foram escolhidos com muita atenção, para maior durabilidade e nunca abandonando as escolhas estéticas. Os módulos foram desenhados de acordo com a paginação dos blocos em número inteiro e iguais, para que nenhum fosse cortado. os blocos de concreto foram assentados em junta prumo entre os pilares garapeira maciça. A face oeste pedia mais privacidade dos vizinhos, mas a luz entraria pelos tijolos de vidro escolhidos, além das janelas altas, com um controle maior do que o da face oposta.
A casa de seis módulos idênticos, reserva três deles abertos para área social e os outros três para os três dormitórios, dois banheiros e lavanderia que fica entre os quartos. Solta do chão e com beirais grandes é como uma casa consegue se manter mais preservada no bairro arborizado e úmido de Paraty.