-
Arquitetos: Oficina Conceito Arquitetura
- Área: 39 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Marcelo Donadussi
-
Fabricantes: Adobe Systems Incorporated, Arkos, Docol, Drio Mobiliário, D’cor Móveis, Graphisofth, Indus Parquet, Portobello, Trimble Navigation, Valesul Representações, Zig & Zag Móveis
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto de interiores da sala comercial de 39m² teve como premissa abrigar a sede 03 da Oficina Conceito Arquitetura, localizada em Porto Alegre e no mesmo prédio que abriga a sede 02 do escritório. A escolha da materialidade foi pensada para que criássemos um ambiente misto que transitasse entre o industrial (telha metálica + laje de concreto aparente + calha de iluminação em chapa de aço) e o clássico (madeira natural e branco).
O ambiente foi dividido em 3 partes, sendo a primeira composta por um grande volume de marcenaria que abriga o hall de entrada, a chapelaria e as áreas molhadas. A segunda parte é a zona de produção, onde os arquitetos fundadores trabalham no seu dia a dia. O último terço da sala é onde acontece a apresentação dos projetos para os clientes.
O hall de entrada foi concebido como um túnel de marcenaria com acabamento em lâmina da Tauari natural onde estão ocultas as portas de acesso ao serviço e ao quadro de luz. O detalhe do puxador da porta do serviço foi usinado em madeira maciça e inscreve as iniciais do nome do escritório (OCA).
No serviço, o porcelanato esculpido serve de bancada e forma as prateleiras onde ficam os eletros de uso diário. Em espaços pequenos, temos que otimizar até mesmo o local de escorrer a louça, que neste caso é feito por uma pequena calha de inox apoiada dentro da própria cuba.
Adentrando a sala, temos à esquerda a chapelaria e a copa, ambas embutidas no volume de marcenaria e fechadas com portas que formam um grande painel branco com puxadores em lâmina da Tauari. A copa possui uma porta de abertura camarão, abriga bebidas em geral e serve de apoio para as reuniões de apresentação para os clientes.
No outro lado deste mesmo painel, temos a porta do lavabo que finaliza as áreas molhadas, todas com cubas esculpidas em porcelanato e formando um pórtico de utilidades.
A zona de apresentação de projetos recebeu um confortável sofá e uma poltrona de balanço onde os clientes sentam-se para acompanhar a evolução de seus projetos. O nicho de marcenaria embutido na parede revestida de telha metálica ondulada, serve de apoio e abriga objetos decorativos.
O setor de produção recebeu uma generosa mesa de formato orgânico que além de abrigar as três estações de trabalho, ainda possui um espaço transitório de apoio e abraça o volume central composto de marcenaria e policarbonato estrutural. Volume este que setoriza de forma translúcida e iluminada os dois ambientes principais, entregando assim a privacidade desejada e deixando a iluminação difusa e agradável durante o dia todo.