-
Arquitetos: Saturasi Architects
- Área: 888 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Ukara Studio
-
Fabricantes: Dulux, Jaya Mulya Roster, Philips, ROMAN, Toto
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada em um bairro urbano em Yogyakarta, Indonésia, esta casa está situada em um terreno de 652 m2. O projeto começou com as necessidades do cliente para residência e seu desejo de ter um espaço para hospedagem. O objetivo principal é concentrar-se em unir as duas funções na edificação, preservando a privacidade dos usuários e garantindo que cada função não se sobreponha às outras; além disso, criar uma composição marcante, mas confortável, refletindo no aspecto climático. O lote é alongado, recebendo a zona residencial na parte frontal e o espaço de hospedagem na parte posterior. A entrada para cada função é separada. A área residencial pode ser acessada diretamente pela frente do volume, enquanto a pousada pode ser acessada por um caminho no lado norte da edificação, limitando a interação entre cada usuário.
Ao entrar pelo acesso norte, os hóspedes são direcionados para a área de estacionamento. Apesar dos quartos estarem localizados na cobertura deste espaço, a área de estacionamento é relativamente grande e não possui pilares no meio. A pousada inclui quartos, bem como uma despensa e uma sala comum em cada andar até no terraço, permitindo que os ocupantes socializem. A tipologia da edificação se adapta ao ambiente e clima utilizando telhados em formato de água-furtada e materiais naturais, respiráveis e de baixa manutenção. Espaços abertos também são estabelecidos fora e dentro do quarto, permitindo a circulação de ar e a entrada de luz solar em todos os cômodos.
A fachada é a primeira impressão, consistindo em uma disposição de concreto e tijolos vazados para absorver a luz natural do leste. Os materiais são dispostos aleatoriamente e possuem profundidades variadas para conferir a este volume uma aparência chamativa.
Há um pátio interno no centro da área residencial que se conecta ao vazio no segundo andar e a uma grande claraboia, permitindo a circulação de ar suave e a entrada de luz natural em todos os cômodos da área residencial. Os pontos focais da entrada da pousada são a circulação vertical e a despensa. Do primeiro andar até o telhado, há vazios que visam aumentar a circulação de ar e a entrada de luz natural.
Cada quarto utiliza um sistema de ventilação cruzada para fornecer conforto térmico os hóspedes. No final do corredor e ao redor dos quartos também há um pequeno jardim conectado ao vazio no segundo andar, com a intenção de que cada quarto possa ter uma abertura para este espaço. As aberturas levam cada quarto para o corredor. Com aberturas opostas umas às outras, a circulação de ar no quarto é suave e cada um recebe luz natural.