-
Arquitetos: Måns Tham Arkitektkontor
- Área: 220 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Staffan Andersson
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa de esqui de estrutura em "A" é construída com pré-fabricados e janelas curvas. A forma triangular transforma a casa em uma pequena montanha em si mesma. À medida que a neve se acumula no inverno, a fronteira entre o solo e a casa deixa de ser clara. A casa é desenhada em detalhes, por dentro e por fora, com móveis e interiores exclusivos feitos para realçar a estrutura em A.
A forma de tenda de uma casa A é tão básica e tradicional quanto possível. As casas A geralmente possuem janelas apenas nos frontões. Mas para uma casa A tão grande, as janelas em água-furtada são necessárias para trazer luz para a casa de 25 metros de comprimento e para criar espaços úteis no pequeno andar superior. A casa é dividida em cinco seções, com cinco metros cada.
As seções dos frontões não possuem janelas para manter a clareza visual da forma em A. As aberturas são espelhadas assimetricamente em cada lado. A curva do telhado da abertura faz com que eles se alinhem com a forma geral da casa. As janelas parecem pálpebras ou galhos das árvores de pinheiro antigo ao redor. Por dentro, o ritmo assimétrico e triângulos resultam em sequências de cômodos com caráter variado e surpreendente. (ver cortes)
O layout possui áreas sociais e um banheiro principal no andar inferior. Linhas de visão longas e uma variação entre vistas envidraçadas e o interior de madeira protegido foram cuidadosamente equilibradas. A lareira é customizada: um bloco monolítico com um espaço curvo inspirado na aurora boreal e no fogo. Os tijolos são esmaltados em uma fábrica local. O sofá customizado de doze metros de comprimento abraça a sala grande e a janela panorâmica em direção à floresta.
O objetivo era dar ao nível de entrada um fluxo livre com portas de correr ocultas que fazem com que todos os cômodos, incluindo o spa, façam parte do mesmo movimento e do mesmo espaço. A entrada na fachada norte severa funciona como uma lente de câmera com vistas totalmente envidraçadas diretas através do prédio em direção às montanhas do outro lado do vale. O patamar de entrada de cinco metros de largura possui armazenamento curvo de esquis que enfatiza o movimento para dentro da casa. Ao sul da área de entrada, há um terraço afundado com uma banheira de hidromassagem.
O andar superior possui duas suítes idênticas com 5 camas cada e um cômodo em forma de tenda no frontão. Um com sol da manhã e outro com luz da tarde. A escada termina em um pequeno nicho superior que possui um teto curvo que segue a forma da água-furtada.