-
Arquitetos: Rumgehor, Stine Rosdahl-Petersen, Tideland Studio
- Área: 250 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Tideland Studio, Niels Rysz Olsen
Novo Espaço Urbano Convida à Reflexão e Ação
Em um beco estreito na área de Godsbanen em Aarhus, pode-se encontrar o New Ark – uma experiência artística que incentiva a reflexão sobre o corpo, a arquitetura e as rápidas mudanças do clima.
Arte e Clima
O New Ark é construído perto da Escola de Arquitetura de Aarhus e consiste em uma obra de arte de 50 metros de comprimento feita de azulejos de concreto ondulados e boias salva-vidas de aço polido. É o resultado de uma colaboração única entre arquitetos e artistas para transformar uma passagem estreita em um espaço urbano de alto valor artístico. Para abordar um dos maiores desafios do nosso tempo, a equipe focou na água – um elemento com propriedades tanto sedutoras quanto destrutivas.
Como se tivessem sido lançadas dos telhados da cidade, as três boias salva-vidas estão embutidas na superfície de concreto, criando ondulações. Usando simulações digitais, o movimento da água foi capturado no instante em que as três boias tocam a água. Ondas e respingos são capturados em detalhes minuciosos, proporcionando uma visão fascinante da natureza efêmera da água.
Uma Homenagem ao Lugar
A presença de água no beco serve como um alerta sobre o aumento do nível do mar, mas também como uma homenagem à história invisível do local. A obra de arte está localizada em um local que, há 100 anos, era uma paisagem natural inundada. Ao visitar o local hoje, pode-se descansar nas boias salva-vidas, cujas superfícies espelhadas trazem o céu para a rua e distorcem as linhas rigorosas da arquitetura.
As ondas nos azulejos criam uma experiência dinâmica de caminhada que leva os transeuntes a refletir sobre a relação entre o ritmo do corpo e o das ondas. Dessa forma, o caráter alongado dos becos é utilizado para criar uma experiência surpreendente e sensorial em meio à agitação da cidade.