-
Arquitetos: Katsutoshi Sasaki + Associates
- Área: 62 m²
- Ano: 2021
Descrição enviada pela equipe de projeto. A oeste do terreno de projeto encontra-se uma área residencial, além da de um centro urbano com edifícios de médio e grande porte. A leste, está uma floresta de propriedade de um santuário, o que significa que esta pequena oficina ocupa um local único na fronteira entre a cidade e a floresta. O lote está sujeito a complexas restrições legais, como o limite de construção de 30m2.
O cliente é um artista de cerâmica que apresentou como encomenda uma oficina no térreo, além de uma galeria e casa de hóspedes no primeiro pavimento. Pensei que, ao conectar os espaços internos com as diferentes características do ambiente a leste e oeste do terreno, seria possível criar uma variedade de paisagens e uma sensação de generosidade em uma construção muito pequena. Planejei três aberturas.
A primeira conecta a oficina à vegetação, de modo que, mesmo estando no centro da cidade, os visitantes possam se concentrar em seu trabalho como se estivessem em uma oficina dentro da floresta.
A segunda abertura está na sala da escada. Ao subir a escada em espiral, a paisagem vai mudando da área residencial circundante para a cidade ao longe.
A terceira abertura é uma janela para admirar a paisagem no lado leste do segundo pavimento: no térreo, a paisagem é dominada por vegetação rasteira e troncos de árvores, mas a partir do segundo andar, folhas e céu preenchem toda a superfície da abertura.
As grandes janelas em uma construção pequena permitem que o ambiente circundante se torne a paisagem interior, dando a sensação de estar na cidade ou na floresta. Esta pequena oficina é um pequeno volume restrito por normas, com aberturas guiadas pela localização, e planejada para desenvolver uma variedade de paisagens que transcendam a escala da construção em si.