-
Arquitetos: William Samuels Architects
- Área: 42 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Simon Devitt
-
Fabricantes: APL NZ, Autex, Jacobsen, Polyfloor, Valchromat MDF coloured
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Estúdio é uma residência compacta de um quarto, como uma exploração da forma de viver de forma mínima, acessível e sustentável. Com apenas 42m², a casa é compacta, semelhante a um estúdio. Mas, apesar de pequena, foi projetada para ser adequada ao propósito, uma casa confortável para um casal que permite um alto grau de habitabilidade sem a necessidade de concessões.
Construída pelos proprietários com um orçamento modesto de $150.000 NZD, a Casa Estúdio foi construída em um terreno alugado, eliminando assim os custos iniciais associados à compra de um terreno. Consequentemente, a casa precisava ser realocável, permitindo o seu fácil deslocamento após a conclusão do arrendamento, o que significou em limitações físicas. Desenvolvemos uma série de módulos interconectados que podem ser removidos de suas fundações e realocados individualmente, cada um dentro das dimensões máximas de um trailer.
Para criar uma maior sensação de volume nos módulos estreitos, fizemos a união destes por meio de um plano aberto em forma de "cata-vento", em que cada espaço funcional dentro da residência se conecta a uma área central conjunta maior, resultando em uma série de espaços com volumes compartilhados. Se necessário, módulos adicionais podem ser inseridos posteriormente, para adicionar quartos, áreas de trabalho ou outros ambientes. A casa em sua forma atual está longe de ser um volume final, é antes uma manifestação das necessidades deste momento e provavelmente crescerá e evoluirá à medida que essas necessidades mudem.
O principal gesto formal é a criação de tetos altos abobadados dentro de cada módulo. As janelas curvas de grande formato nas extremidades de cada volume trazem luz e proporcionam uma vista para as copas das árvores, ao mesmo tempo, em que mantêm uma sensação de privacidade em relação aos vizinhos. As molduras das janelas estão escondidas dentro da cavidade da parede, criando a aparência de um vão ou abertura no final de cada abóbada. Um mezanino acima do banheiro oferece um espaço de convivência secundário no coração da abóbada, uma aconchegante sala de leitura com uma vista deslumbrante. Materiais naturais foram selecionados sempre que possível, e nenhuma tinta foi utilizada no projeto.
Embora pequena, a Casa Estúdio tenta abordar algumas grandes ideias. Como uma exploração de um caminho acessível para a aquisição de uma casa própria, uma abordagem mais sustentável à construção e um testemunho da habitabilidade de espaços pequenos, a casa serve como modelo para um modo de vida alternativo e como um ponto de partida radical na forma como pensamos sobre um 'lar.'