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Arquitetos: OJA (organic and Joyful Architecture)
- Área: 250 m²
- Ano: 2023
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Fotografías:Juan Segundo Diaz Dopazo
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Fabricantes: Barbieri, NOI, Peirano, Placa Guatambú, Quadri, Shou Sugi Ban Argentina
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Descrição enviada pela equipe de projeto. Casa Gallareta, Villa la Angostura. Patagonia Argentina. 2023. Por OJA (Organic and Joyful Architecture) do casal de arquitetos María Ayelen Olivieri Martinez e Juan Segundo Diaz Dopazo.
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Cresci na Patagônia, depois estudei em Buenos Aires onde conheci Aye. Sempre soube que voltaria para o sul de alguma forma, realmente é um lugar especial no mundo com paisagens intocadas que você não vê em nenhum outro lugar; O que nunca imaginei é que teríamos a oportunidade de projetar algumas casas para meus pais, no meio de um bosque de Arrayanes.
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O desafio era construir um complexo turístico em escala boutique (250m2), em um bosque nativo de Coihues e Arrayanes, com um terreno bastante inclinado, e com vistas para o Lago Correntoso, um espaço extremamente natural e tranquilo.
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Propomos módulos de "cabanas paisagem" para duas e três pessoas, que constituem mais um elemento da floresta. Fundindo-se nela, com uma aleatoriedade controlada, compartilhando a mesma linguagem, mas com pequenas diferenças.
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Encontraram seu lugar onde não havia vegetação arbórea, naqueles espaços vagos. A partir daí, nosso principal objetivo: Uma arquitetura que conviva com a floresta, sem a necessidade de derrubá-la. Atingimos uma espacialidade que atrai, que cativa, que dilui os limites entre o sertão e a mata nativa; em poucos metros quadrados.
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Cada cabine, então, forma um monoespaço, dividido em meios andares com grandes janelas estratégicas que ampliam o espaço para o exterior, aproveitando a copa baixa e frondosa das Murtas não só para fazer o usuário se sentir parte da floresta, mas também para gerar privacidade entre os volumes e espaços comuns do complexo.
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As instalações balneares e sanitárias são espaçosas e confortáveis. A maior casa possui uma banheira independente com vista; para desfrutar de um banho quente de imersão enquanto vemos como neva pela janela. Sabíamos que a materialização do projeto ia ser uma mostra e tanto: O terreno estreito, com declive e muitas árvores a transpor. Optamos por construir a seco sobre fundações de concreto armado, o que exigiu uma logística calculada e minuciosa.
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No exterior, a sua morfologia rochosa é revestida com a antiga técnica japonesa "Shou Sugi Ban", que consiste em queimar a primeira camada de pranchas de madeira (neste caso eucalipto) para obter uma textura única e particularidades no que diz respeito à resistência à água. , capacidade ignífuga, sustentabilidade e baixa manutenção e sendo preto, apresentam um fundo para que sobressaiam o verde das árvores e o branco da neve; combinados em menor escala com madeira Lapacho (madeira de lei cor de canela, como os Arrayanes), vidro, zinguería preta e concreto aparente.
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No interior, foi utilizado um revestimento monomaterial de Guatambú, uma madeira clara e sem nós que contrasta perfeitamente com o exterior e dá uma sensação de amplitude. Um material nobre em chapas, estético e rápido de colocar devido às suas grandes dimensões, o que também agilizou os processos construtivos. Todo o mobiliário interior é feito da mesma madeira, gerando uma aparência limpa, monolítica e muito simples; que virtualiza os limites entre o móvel e a parede.
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