-
Arquitetos: Virkkunen & Co Architects
- Área: 637 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Tuomas Kivinen
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto está localizado no leste de Helsinki, próximo ao porto de Vuosaari e ao Mar Báltico, no terreno de uma grande usina elétrica. O novo edifício para a bomba de calor está situado ao lado de dois marcos arquitetônicos dominantes: a Usina de Energia de Vuosaari A, construída em 1987, e a Usina de Energia de Vuosaari B, construída em 1998, ambas projetadas por Virkkunen & Co Architects.
O novo edifício é composto por uma simples caixa que se encaixa na paisagem industrial existente. No interior, uma bomba de calor utiliza o aquecimento excessivo da circulação da água de refrigeração interna da usina elétrica existente durante o inverno e o calor da água do mar durante metade do ano, em média. A empresa Helen Ltd vê instalações desse tipo como um fator vital em seu objetivo de produção de energia neutra em carbono até 2030.
O edifício que abriga a bomba de calor possui dois andares. No térreo, há uma sala principal de equipamentos com pé-direito duplo. No mesmo andar, também há salas de controle. Acima delas, no segundo nível, há uma sala de máquinas. Uma escada externa proporciona acesso do segundo nível ao telhado. O prédio possui estrutura e envoltória de concreto pré-fabricado produzido fora do local montado como peças prontas no canteiro. A arquitetura interna é definida pelas superfícies de concreto aparente dessas estruturas.
As fachadas longitudinais voltadas para um estacionamento adjacente e uma rua ao sul e para a usina de energia Vuosaari B no lado oposto são revestidas com tijolos vermelhos manchados. Essas fachadas são baseadas no contraste entre as variações sutis, mas vivas, de cor e forma dos tijolos individuais e sua disposição em uma malha rígida de amarração. O tramado faz referência aos revestimentos de tijolos vermelhos da Usina de Energia Vuosaari B adjacente. Os tijolos nas partes superiores das paredes longitudinais do prédio da bomba de calor foram feitos sob medida para o projeto.
O edifício está localizado ao lado da entrada principal da usina elétrica. A fachada leste voltada para esse ponto de entrada é uma estrutura de camada dupla, com a camada interna formada por uma parede de vidro revestida por uma tela de tubos altos e finos de aço pintados de branco, que protege o espaço interno do excesso de calor e do brilho do sol, mas revela os processos internos ao público.
A fachada oeste proporciona acesso aos espaços auxiliares no térreo. Também apresenta uma estrutura dupla, com uma escada de aço reta suspensa entre a tela externa de hastes de metal e uma camada interna de concreto moldado no local. Assim como na fachada leste, as hastes são posicionadas diagonalmente no mesmo ângulo que os tijolos trapezoidais nas laterais mais longas do prédio. Essa disposição tridimensional conecta os diferentes materiais e acabamentos em todas as quatro fachadas do prédio.
Os tratamentos e detalhes das fachadas seguem as divisões dos andares e alturas dos ambientes para relacionar os espaços internos do prédio com o exterior. Eles também trazem o edifício para uma escala humana.