-
Arquitetos: Katerina-Olympia Daskalaki, Myrto Matala
- Área: 10180 m²
- Ano: 2022
-
Fabricantes: ECORASTER HELLAS, Gibbon Group, HRT, Hilti, INTERCHEMOL, KOMPAN, Mapei, VINEX OLYMPIC
Descrição enviada pela equipe de projeto. As novas instalações esportivas para esta escola fazem parte de um projeto de grande escala que ganhou o Primeiro Lugar no concurso fechado de arquitetura intitulado "Novo Projeto dos espaços ao ar livre do Campus da Escola Alemã de Atenas". O objetivo do projeto é a integração funcional e estética das áreas existentes do complexo com o espaço ao ar livre das instalações esportivas, com base nos requisitos atuais e revisados da instituição. A conexão pessoal com a escola, que é um espaço para o crescimento, o desenvolvimento e a maturidade até a formatura, permite uma percepção interna e compreensão das demandas, além de nos fazer familiares com os espaços ao ar livre da escola e os problemas que eles enfrentam.
A proposta se circunscreve ao edifício principal, que exemplifica o estilo arquitetônico moderno dos anos 1960 de maneira dupla, com base no equilíbrio entre disciplina e liberdade, utilizando uma ferramenta sintética correspondente. O edifício principal existente foi projetado pelo arquiteto alemão Hans Graf Praschma, e o projeto detalhado e a supervisão foram conduzidos pelo arquiteto grego Pavlos Mylonas. Ao renovar e reestruturar as instalações esportivas, o objetivo é melhorar a experiência geral para estudantes e atletas. O projeto busca criar um ambiente funcional e visualmente atraente que atenda aos padrões atualizados estabelecidos pela instituição. As novas instalações esportivas incluem, entre outras, pistas de corrida, salto em altura, salto em distância, arremesso de peso, e quadras de tênis, vôlei, handebol e basquete, além de um paredão de tênis, parede de escalada, áreas de exercícios ao ar livre e slackline.
A ferramenta básica usada para o conceito do projeto é um sistema de tramas combinadas - e em contradição - com uma linha em zigue-zague, uma cadeia poligonal que define os limites do terreno do campus. Essa cadeia é expressa como uma linha contínua de arquibancadas e bancos de concreto. Dessa forma, a geometria do perímetro e a trama da área interna organizam a diversidade de funções necessárias e integram zonas anteriormente não utilizadas à área esportiva. A variação de cores dos revestimentos também é um aspecto principal do projeto usado para destacar a trama de quadras e campos esportivos. As cores vivas foram escolhidas para designar o caráter recreativo da atividade física e motivar as crianças a se exercitarem e brincarem em um espaço contemporâneo e vívido.
O projeto incorpora uma combinação de tons de azul ao lado de revestimentos amarelos. Na área interna do corredor, onde estão as diferentes quadras, o espaço é delineado por padrões e linhas alternados criados por meio de especificações dos desenho das quadras. A estética geral do projeto busca ser revigorante, enfatizando a natureza inovadora da escola e complementando sua identidade. A proposta arquitetônica representa um desafio duplo, buscando alcançar tanto o design funcional quanto a excelência estética.