-
Arquitetos: Coarquitetos
- Área: 113 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Maurício Araújo
-
Fabricantes: Altena, Eletrolux, Ladrilharia BSB, Leandro Móveis , Lofra, Marmoluz
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Ap Nômade se localiza em Brasília, na SQN 210 Bloco F e possui 113m². Sua realização foi fruto de um processo criativo extenso e labiríntico. O projeto se iniciou em 2019 e, entre idas e vindas, se finalizou em 2021. Sua execução ocorreu em 2022.
A cliente, psicóloga, artista e bailarina, nos convidou para pensar uma reforma para incluir uma sala de dança em seu apartamento, que na realidade, é a junção dos dois últimos apartamentos do prédio. Se resulta, agora, em um apartamento vazado, de planta simétrica com um desenho bem peculiar.
Na fase de levantamento, percebemos que muitos dos móveis existentes tinham rodinhas e que a cada visita os móveis ocupavam lugares diferentes da casa. A cama estava onde era a sala e o escritório ocupava o antigo quarto. A geladeira ia para área de serviço e o fogão estava mais perto da janela, onde a vista era mais bonita.
Daí o nome Nômade: a criação de um espaço de movimento, multicriativo, permissível à mudanças e adaptações, sem conclusão definitiva e em constante transformação.
Em projeto, definimos uma das entradas para a casa e a outra entrada, oposta, para a sala dança. Em casa, o acesso social é pela antiga entrada de serviço, hoje um espaçoso hall com lavabo, armários e área. A sala foi integrada com a cozinha e com a varanda/jardim, permitindo um espaço amplo e arejado. No corredor que une ambos os lados, dois quartos com portas de correr se revezam entre quarto de dormir, de trabalho ou de visita.
Na parte da dança, o acesso se dá pelo foyer que possui uma pequena copa e banheiro. A sala de dança é um espaço livre de 2,70x4,60m com piso de madeira, parede de espelho e barra de balé. A antiga varanda foi adaptada agora para um jardim interno à sala. Pesadas cortinas fecham o jardim quando for necessário abafar o som da música.
Descascamos praticamente toda a estrutura do apartamento, criando um ambiente simultaneamente leve e robusto. No piso, as tábuas corridas de madeira ipê seguem por toda a área social e de dança. No hall de acesso do apartamento, o piso foi feito com uma reprodução do ladrilho hidráulico que revestia a fazenda do avô da cliente, resgatando um valor afetivo com sua família.